Gerson Ruppenthal (PDT) tem repetido insistentemente, durante as sessões da Câmara de Vereadores, que Venâncio Aires precisa dar atenção às associações de redes hídricas. O vereador tentou repassar recursos às organizações por meio de emendas impositivas, no entanto não foi possível contemplar as associações. De acordo com ele, muitas passam por dificuldades e precisam do apoio do poder público. Ruppenthal tem mantido conversas com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para que o assunto seja tratado com brevidade. Ele pretende reunir os representantes das redes hídricas em uma audiência pública, em data ainda a definir. O pedetista diz que seriam mais de 60 organizações na Capital Nacional do Chimarrão, e que apenas três estariam regularizadas.
Saúde: Prefeitura sinaliza resposta à comunidade
A Prefeitura anunciou nesta sexta-feira, 3, um plano para reforçar a rede de saúde. Com investimentos na casa de R$ 2,37 milhões, a Administração pretende dar a resposta que a comunidade espera em relação a atendimentos, exames e outros procedimentos. Além disso, o Executivo também responde com força à oposição, que frequentemente vinha apontando a área da saúde como problemática. Nesta história toda, além do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), quem deve ganhar pontos com os venâncio-airenses é o secretário de Saúde, Tiago Quintana (PDT), que ‘arriscou a própria pele’ ao aceitar o desafio de comandar a pasta e vem fazendo das tripas coração para que as coisas andem com naturalidade. Ele sabe que seu futuro político depende da atuação à frente da secretaria.
Sem respostas, Kaufmann ameaça acionar o MP
André Kaufmann (PTB) prometeu acionar o Ministério Público (MP) caso seus pedidos de informação continuem retornando do Executivo sem resposta ou com explanação superficial. “É uma falta de respeito que me causa indignação. Chegaram a escrever que se eu quisesse saber alguma coisa, que fizesse visitas à Prefeitura para me responderem. Se precisar ir à Promotoria, não vou pensar duas vezes. É minha prerrogativa como vereador. O que querem esconder?”, questionou ele, sem fazer menção a um assunto em específico.
UTI Covid do HSSM tem três pacientes internados
Nesta sexta-feira, 3, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) tinha três pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em decorrência de complicações da Covid-19. Outros quatro, segundo relatório diário, estavam em leitos clínicos. Durante a semana, o número de internações por coronavírus na UTI chegou a ser de seis, mas três pacientes apresentaram melhora e foram transferidos para leitos clínicos.
Após perder CC, Fininho troca Artus por Wickert
Sergio Tadeu Martins, o popular Fininho, que até pouco tempo ocupava cargo em comissão (CC) na Administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), reuniu amigos em sua residência, em Vila Estância Nova, durante a semana, para uma recepção ao pré-candidato a deputado federal Ênio Bacci (PDT). Além de enviar um registro do encontro à coluna, Fininho afirmou que a ‘turma’ resolveu apoiar, além de Bacci, o pré-candidato a deputado estadual Giovane Wickert (PSB). “A gente até ia apoiar o Airton (Artus, também, pré-candidato à Assembleia Legislativa), mas o pessoal mudou de ideia”, comentou ele, acrescentando que saiu da Prefeitura porque não tinha liberdade para atuar na função de capataz: “Pedi as contas, não deixavam a gente trabalhar”.
Rapidinhas
• Vereador Rodrigo Garin, o Rodrigo VT (PSD), está sugerindo ao Executivo que providencie um dique no bairro Battisti. A estrutura, de acordo com ele, seria fundamental para minimizar os impactos aos moradores em épocas de cheias do arroio Castelhano. Tem matéria completa a respeito do assunto na página 11 desta edição.
• Venâncio Aires perdeu 818 eleitores de 2021 para cá. Os números foram atualizados pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE). Para o pleito deste ano, a Capital Nacional do Chimarrão tem 52.443 cidadãos aptos a votar. As mulheres são maioria: 27.419 (52,28%).
• O Boston Celtics venceu o Golden State Warriors por 120 a 108, na noite de quinta-feira, 2, no primeiro jogo das finais da NBA. O segundo confronto está marcados para domingo, 5, às 21h. O campeonato é decidido em melhor de sete partidas.
• Toda sorte ao Guarani, neste domingo, 5, diante do São Paulo, em Rio Grande. Trazer um ponto para Venâncio já seria interessante, pois correríamos menos riscos de rebaixamento. Força, Índio!
• A partir de segunda-feira, 6, começam a contar minhas férias de 15 dias. Por conta disso, a coluna dá uma pausa. A próxima publicação será feita na edição do dia 23 de junho, uma quinta-feira.