A ida do atual presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana (PDT), para o primeiro escalão do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) – provavelmente para a Secretaria de Saúde -, depende apenas do encerramento do ano na Casa do Povo e oficialização por parte do chefe do Executivo. Isso deve acontecer nos primeiros dias de janeiro de 2022 e, ao mesmo tempo, devem ser anunciadas mexidas em outras pastas da Administração.

Há curiosidade, em especial, a respeito de qual secretaria será comandada pelo Republicanos, já que Jarbas não esconde mais que o partido ganhará espaço a partir do ano que vem. Benildo Soares (Republicanos), ex-presidente da sigla e próximo presidente do Legislativo, foi quem mais batalhou pelo reconhecimento, com o argumento principal de que PSD e PSL, que fizeram menos votos que o Republicanos, em 2020, têm secretários no governo: Nelsoir Battisti, no Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – além de responder pelo Meio Ambiente – e Claidir Kerkhoff Trindade, na Habitação e Desenvolvimento Social, respectivamente.

A partir da nova configuração, o PDT voltará a ter Ana Cláudia do Amaral Teixeira no Legislativo. Ela já assumiu durante dois meses na atual legislatura – quando Gerson Ruppenthal esteve afastado, se recuperando da Covid-19, e retornará à Câmara para atuar na base de governo. O partido estuda a possibilidade de oportunizar, ainda, mais algum tempo de Câmara para Claudio Weschenfelder, terceiro suplente e que, atualmente, está na Secretaria de Cultura e Esportes. A primeira suplente, Luciana Scheibler, já está no Legislativo.

Atividades intensificadas

Pré-candidatos a deputado estadual por Venâncio Aires estão intensificando as ações no município e na região. Quem acompanha as redes sociais nota que os ex-prefeitos Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PSB) postam sobre eventos e agendas com frequência. O mais ‘quieto’, no momento, é o ex-vice-prefeito Celso Krämer (Podemos). Aliás, ele costuma dizer que prefere não fazer muito barulho na internet e buscar um contato mais próximo com o eleitorado.

Rapidinhas

• A proximidade do Natal e do fim de ano deixa claro que as pessoas estão mais seguras em relação à Covid-19. As confraternizações têm sido realizadas e os números continuam em baixa. A vacina é eficaz, sem dúvida.

• Vereadores já indicaram emendas impositivas para 2022. Vou fazer um levantamento e trago matéria completa, nas próximas edições.