Conversei com o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), rapidamente, na quinta-feira, 20, logo que ele desceu do palco onde ocorreu a solenidade de lançamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), em frente à Igreja Matriz. Ele lembrou que Venâncio Aires foi a primeira cidade que visitou, em agosto de 2017, quando os tucanos e outros aliados passaram a ventilar o seu nome para concorrer ao Governo do Rio Grande do Sul.
Naquela oportunidade, esteve na Folha do Mate, acompanhado do então presidente do PSDB na Capital Nacional do Chimarrão, Vinícius Medeiros, e concedeu entrevista, na qual projetou o seu futuro. Depois de eleito, Leite adotou o discurso de que não disputaria uma reeleição, a exemplo do que tinha ocorrido em Pelotas, onde foi prefeito com elevado percentual de aprovação, mas não buscou mais quatro anos à frente da Administração.
Perguntei se há alguma possibilidade de repensar no que se refere à reeleição e, pela resposta, acho que é muito improvável que ele ‘quebre’ a promessa. “Tenho um compromisso assumido e, se depender de mim, é chance zero”, disse o governador. Ao mesmo tempo em que reforça a decisão de não concorrer, fica a impressão de que isso não está totalmente descartado. Leite é líder nas pesquisas de intenção de voto e pode acabar sendo pressionado a buscar a reeleição. Vai saber, né?
Gabriel Souza: “Izaura vai a federal”
Ao contrário do governador Eduardo Leite, que não deve colocar seu nome à disposição do eleitorado em 2022, a vice-prefeita de Venâncio Aires, Izaura Landim (MDB) está muito perto de ceder à pressão das executivas municipal e estadual do partido e lançar uma pré-candidatura à Câmara dos Deputados. A favor, pesa o fato de que nenhum nome local foi lançado até o momento.
Só que ela não quer fazer feio e, se decidir que vai entrar na disputa, o anúncio deve ser feito já nos próximos dias, para que tenha tempo hábil para trabalhar não só em Venâncio Aires, mas também nas regiões dos vales do Taquari e do Rio Pardo, principalmente, e em outros municípios específicos do Rio Grande do Sul. “Já que todo mundo por aqui está querendo uma vaga na Assembleia Legislativa, quem sabe eu não vou direto para Brasília, né?”, brincou Izaura, nesta sexta-feira, 21, enquanto falávamos, por telefone, sobre o que espera para os próximos 20 dias, quando substituirá o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) no comando do Executivo.
Ele sai de férias e ela assume a Prefeitura na segunda-feira, 21, às 7h30min. Por falar em Assembleia, o presidente Gabriel Souza (MDB), que também esteve em Venâncio na quinta-feira, mandou o seguinte recado à coluna: “Pode botar lá que eu, Gabriel Souza, presidente da Assembleia, disse que a vice-prefeita Izaura vai concorrer a deputada federal”.
Ataque à Peva: criminosos mortos?
Quem também me deu uma informação muito interessante durante a solenidade de quinta-feira, 20, foi o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que também responde pela Secretaria Estadual da Segurança Pública. Deixávamos o HSSM quando comentei com ele que, após o ataque ocorrido na Penitencária Estadual de Venâncio Aires (Peva), em Vila Estância Nova – quando bandidos tentaram resgatar presos -, a sensação de segurança na Capital Nacional do Chimarrão só foi retomada no momento em que homens do Batalhão de Choque da Brigada Militar foram enviados para cá.
Logo depois, indaguei sobre como andam as investigações relacionadas a este episódio. E foi quando ele afirmou: “Temos evidências de que um ou mais criminosos que atuaram nesta investida à Peva tenham sido mortos na recente operação na Região das Ilhas, em Porto Alegre, depois do assalto ocorrido em Guaíba, na Região Metropolitana”. Sobre nomes, Ranolfo preferiu não mencionar, até porque as investigações seguem, tanto no caso do ataque à Peva quanto no roubo na cidade de Guaíba.
Rapidinhas
• Na quinta-feira, 20, durante o ato de lançamento da UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), descobri um novo leitor deste espaço. É o contador Marcelo Müller, da AD CONTEC, a quem deixo o meu abraço e agradeço pela preferência.
• Governador Eduardo Leite afirmou que o processo referente à retomada das obras na ERS-244, que liga Venâncio Aires e Vale Verde, “está tramitando”. Entusistas estão cada vez mais confiantes. Atual secretário estadual adjunto de Obras e Habitação e ex-prefeito da Capital do Chimarrão, Giovane Wickert (PSB), acredita que “estamos mais perto do que nunca deste sonho virar realidade”.
• O secretário de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden, queria muito que o governador Eduardo Leite tivesse dado uma passada para conferir as obras do asfalto de Linha Sapé. Se tivesse ido, seria uma excelente oportunidade para arrancar dele uma promessa de que as obras serão inauguradas ainda este ano. O prefeito Jarbas da Rosa acredita que é possível inaugurar durante a 16ª Fenachim, em maio. Se a obra ficar mesmo pronta até lá, não tenho dúvida de que o governador voltará a Venâncio Aires. É uma das demandas mais antigas que temos.