Afrouxamento vem aí

Embora o coronavírus esteja em franca expansão no Brasil, há uma tendência de afrouxamento das restrições no país. O tal pico de contágio não chega nunca e os gestores são cobrados todos os dias em razão dos estragos na economia. Parece que estamos em um momento em que as pessoas estão mais conscientes em relação à necessidade de prevenção – a maior parte não ignora a doença -, mas também sinalizam intenção de ‘encarar’ a Covid-19. Para os próximos dias, é possível que bares e canchas de bocha sejam autorizados a funcionar, mantendo os protocolos de segurança e mínimo de distanciamento. O prefeito Giovane Wickert admite que o assunto deve entrar na pauta, mas não antecipa uma decisão. Ele segue com o discurso de que flexibilização e rigor são palavras que andam juntas na atualidade. Ou seja, podemos ter relaxamento e exigência de um dia para o outro. “A gente não pode parar, pois isso é prejudicial demais, mas temos que ser responsáveis nas decisões. E as pessoas infectadas precisam ficar em casa, para evitar a disseminação do coronavírus”, diz.

COLEGAS E FAMILIARES

Ainda falando de Covid-19 e de Giovane Wickert: o prefeito acredita que pode não ter transmitido o vírus para colegas e pessoas com as quais manteve contato quando estava infectado. Como não teve tosse ou sintoma gripal intenso, não espirrava com frequência, o que pode ter evitado a disseminação. Embora alguns servidores próximos dele tenham tido sintomas, nenhum confirmou infecção. Além disso, a primeira-dama Cristiane Wickert e os filhos do casal, Augusto e Rafaela, foram submetidos a testes, que deram negativo.

SECRETARIAS ACUMULADAS

As secretarias de Administração, de Meio Ambiente e de Cultura e Esportes não devem ter novos comandantes tão cedo. De acordo com o prefeito Giovane Wickert, as pastas seguem acumuladas, na ordem, por Jalila Stahl Böhm Heinemann, do Planejamento e Urbanismo; Marion Kist, da Procuradoria Jurídica; e Alice Theis, da Educação. Wickert informou que as posses nas secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Vilmar Bender), Desenvolvimento Rural (Gilmar Mohr) e Habitação e Desenvolvimento Social (Mateus Deitos Rosa) foram encaminhadas pelo fato de que as pastas estão entre as de maior demanda da Administração e precisam de autonomia para o bom funcionamento. Conforme o prefeito, o fato de as secretarias serem todas do PTB não passa de coincidência.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido