Segunda sessão gera repercussão

A matéria publicada na edição de fim de semana da Folha do Mate, intitulada ‘Legislativo de Venâncio ensaia maioria para aprovar segunda sessão semanal’, ficou entre as que tiveram maior repercussão nas redes sociais. Entre as dezenas de comentários, dois chamaram atenção, dos vereadores Ezequiel Stahl (PL) e Diego Wolschick (PP), ambos integrantes da oposição. Stahl postou que “a Câmara de Vereadores se tornou uma extensão do Poder Executivo” e que a maioria dos vereadores está lá “para defender seu partido, seu governo, e indicar cargos em troca de apoio, quando deveriam defender o povo”.

O parlamentar do PL escreveu também que “infelizmente, as sessões se resumem a inúmeras homenagens e discursos sem relevância” e reforçou sua posição contrária à implementação de uma segunda sessão semanal. “Se quiserem fazer, sugiro que uma delas seja interiorizada, ou seja, cada semana em uma localidade do interior ou bairro. Isso sim vai mostrar quem está próximo do eleitor e das demandas”, disse.

Wolschick defendeu o enxugamento da máquina pública e destacou os gastos extras que o Poder Legislativo teria em caso de realização de um segundo encontro na semana. “Não podemos onerar o Município cada vez mais. Mais sessão é mais gasto, mais gasto é menos recursos para saúde, educação, agricultura e manutenção das estradas”, justificou o vereador.

Noredi Rodrigues fala sobre Poli

Coordenador do Parque do Chimarrão, Noredi Rodrigues (PDT) fez contato com a coluna para repercutir nota publicada neste espaço sobre a iluminação do Ginásio Poliesportivo, que estaria precária. Pais de atletas reclamaram das condições e a vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) tornou o assunto público, em sessão do Poder Legislativo. Rodrigues informou que tinha conhecimento do problema e que já estava tentando resolver, mas precisou espera pelo profissional que faz a instalação das luminárias.

“Ele estava com a mãe no hospital, mas conseguiu um tempo e já estamos providenciando as melhorias”, declarou. O coordenador lamentou que o fato tenha sido tratado na imprensa e garantiu que “o Poli nunca esteve às escuras”, como alguns citaram. “Se estivesse escuro, a federação não autorizava os jogos. Foram bem exagerados nas colocações. Os dirigentes das escolinhas nunca reclamaram. Temos um ótimo diálogo e não tinha necessidade de ir pro jornal”, concluiu.

Vereadores batem boca nas redes

Os vereadores Alberto Sausen (Podemos) e Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), protagonizaram um bate-boca nas redes sociais, no fim de semana. Ao comentar matéria da Folha do Mate sobre o racha no Podemos, Muchila escreveu que “infelizmente, na política, muitos têm preço”, sugerindo que Sausen teria se ‘vendido’ para o governo, ao qual está alinhado na Câmara. Ainda segundo o socialista, Sausen teria usado o partido e a oposição para se eleger, mas “pensando tão somente no seu umbigo”.

O vereador do PSB lembrou o episódio da utilização de veículo oficial, por Sausen, para ir a um jogo de futebol, em um fim de semana, no interior de Venâncio Aires. “Com o aval do prefeito”, comentou, para em seguida concluir: “Gente deste tipo tem vida curta na política”.

O parlamentar do Podemos contra-atacou afirmando que Muchila não teria moral para apontá-lo, pois recebia função gratificada (FG) estando cedido ao Sindicato dos Servidores Públicos, ou seja, sem exercer as atividades que justificam o ‘plus’. O socialista informou que não recebe mais o bônus. Como Muchila retoma sua cadeira no Poder Legislativo a partir de hoje – ontem, Robson Nunes, o Robinho (PSB), teve seu último dia de participação -, as farpas devem continuar.

E o Podemos está à espera do presidente estadual, Everton Braz, que virá à Capital do Chimarrão para tentar acalmar os ânimos dos filiados. Há quem aposte que o ex-vice-prefeito Celso Krämer, atual presidente da legenda, deixará o cargo. Ele já foi afastado da função de coordenador regional do Podemos.

Rapidinhas

Gilberto dos Santos e Nilson Lehmen, ambos do MDB, propõem a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Produtor Rural, Combate ao Endividamento e pela Securitização na Câmara de Vereadores. Está em tramitação.

O Podemos tem reunião marcada para quarta-feira, 2, às 19h. Segundo o presidente Celso Krämer, será na rua Coronel Vilanova, número 1.269.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido