A semana pós-Natal promete ser de fortes emoções no campo político da Capital Nacional do Chimarrão. Como certeza, teremos o anúncio do ainda presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana (PDT), para a Secretaria de Saúde, uma das pastas acumuladas pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Só que não será nenhuma surpresa se o chefe do Executivo aproveitar a oportunidade para fazer outros ‘ajustes’ no primeiro escalão da Administração.
Aí podem surgir, por exemplo, o nome do Republicanos (para a Secretaria de Cultura e Esportes?); a projeção de Alessandra Ludwig (PDT) para secretária de Meio Ambiente, pasta da qual é assessora administrativa e que é acumulada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti (PSD); e, até mesmo, uma mexida em algum titular do primeiro escalão.
Além disso, é possível que alguns cargos em comissão (CCs) sejam exonerados, segundo apurou a coluna. No início desta semana, Jarbas reuniu vários CCs, na Prefeitura, para botar os ‘pingos nos is’. Pelo que soube, o prefeito de Venâncio está furioso com alguns boatos que circulam nos bastidores. Ontem, ele confirmou que fará anúncios na próxima semana, mas ainda não definiu a data.
Por último, mas não menos importante: o MDB, da vice-prefeita Izaura Landim, pode estar ganhando uma segunda secretaria no governo. Ninguém do partido dá pistas, até porque os detalhes serão acertados durante o feriadão de Natal, mas Helena da Rosa e Nilson Lehmen são cotados. No início do seu mandato, Jarbas sinalizou que a Secretaria de Cultura e Esportes ficaria à espera de Helena, que tomaria posse em 2022, após compromissos particulares. Só que, neste meio tempo, surgiu o Republicanos. O MDB também pode aparecer no Meio Ambiente. Aguardemos.
Republicanos apresenta Zé e outras opções
Na quarta-feira, 22, o vereador Benildo Soares, ex-presidente do Republicanos em Venâncio Aires e recém-eleito para o comando da Mesa Diretora da Câmara em 2022, afirmou, em entrevista concedida no programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, que o partido quer mesmo a Secretaria de Cultura e Esportes. Além disso, informou que o nome de preferência do Republicanos para assumir a pasta – atualmente acumulada pelo secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique (PDT) – é o do ex-vereador Zé da Rosa, hoje assessor administrativo da Cultura e Esportes, o segundo cargo na hierarquia da secretaria.
Na mesma entrevista, Benildo revelou que, se o nome anunciado como prioridade não for do agrado do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), a legenda tem uma alternativa. Só que não disse quem é essa segunda opção. Correu a informação de que Zé da Rosa não se sentiria confortável para assumir a pasta. Durante a semana, ouvi dizer que, há alguns meses, chegou a ser sondado para a secretaria o comunicador Moacir Eisermann. Não sei se é filiado ou se iria se filiar, mas ouvi o nome dele mais de uma vez. Também soube que o assessor parlamentar de Benildo Soares, Robson Parabôa, corre por fora, e que o partido ventila, inclusive, filiar alguém de ‘estatura política’ para ser secretário.
Orlando Schulz será nome de rodovia em 2022
O projeto da deputada estadual Juliana Brizola (PDT), que prevê que um trecho da ERS-422 seja denominado de Orlando Dinaldo Schulz, deve ser um dos primeiros a serem votados no início do próximo ano, quando a Assembleia Legislativa retomar os trabalhos após o período de recesso. Ele é natural de Linha Arroio Grande, mas por muitos anos morou em Vila Deodoro, onde esteve à frente da Casa Comercial Orlando Schulz, uma das principais referências da sede do 3º Distrito.
Foi vereador e ficou muito conhecido em Venâncio Aires e região em razão da luta pelo asfaltamento da ERS-422. Também presidiu várias entidades representativas na Capital do Chimarrão e buscou os recursos para a construção da Escola Sebastião Jubal Junqueira. Mais tarde, foi responsável pela mobilização que culminou com o oferecimento do ensino médio na instituição. Ainda contribuiu com a Festa Nacional do Chimarrão, na função de embaixador. Schulz faleceu no dia 1º de julho de 2021, aos 87 anos, em decorrência de complicações de um câncer.
Rapidinhas
• Na sessão de segunda-feira, 20, enquanto ouvia os ataques de Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), o presidente da Câmara, Tiago Quintana (PDT), respondia com sorrisos irônicos. Depois, quando Quintana respondeu, Muchila fez de conta que estava chorando e pegou um guardanapo para secar as ‘lágrimas’.
• Adair Amarante Ribeiro, mais conhecido por Marcos, foi eleito presidente do Cidadania. Abel Bibiano é o vice e Patrícia Alexandra da Silva a secretária.
• Desejo a todos um feliz e abençoado Natal. Volto na semana que vem, com mais três colunas antes do fim do ano. Depois, tenho férias e retorno no dia 18 de janeiro.