O secretário estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, esteve ontem em Vila Estância Nova, no interior de Venâncio Aires, para anunciar que um centro de treinamento de segurança será instalado no antigo prédio do Instituto Penal de Mariante (IPM), uma notícia que animou as autoridades e a comunidade. Só que eu preciso registrar aqui uma informação trazida pelo colega Alvaro Pegoraro, repórter fotográfico da Folha do Mate, que acompanhou a visita de Hauschild. Em determinado momento, conversavam o secretário; Pegoraro; a delegada regional penitenciária, Samantha Longo; e o secretário estadual interino de Obras e Habitação, o venâncio-airense Giovane Wickert, quando Hauschild mencionou que o Governo do Estado vê como possibilidade a ampliação da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), que fica perto do prédio do antigo IPM. Falou, sabia que estava diante de um jornalista e não pediu segredo. Será que uma Peva 2 vem aí?

Contratações autorizadas

Em sessão extraordinária, realizada na tarde de ontem, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei número 165, do Executivo e que prevê as contratações temporárias de 59 professores para Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). São 40 profissionais pelo prazo de um ano – prorrogável por igual período, para regência de sala de aula e hora-atividade – e 19 por três anos, para substituição de direção e vice-direção. O secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique, esteve no Legislativo para explicar aos parlamentares a importância do projeto, para que o Município tenha condições de iniciar bem o ano letivo de 2022. A primeira sessão ordinária na Casa do Povo, no ano que vem, foi convocada para o dia 7 de fevereiro.

Seguem as provocações

Na sessão de segunda-feira, 20, a última ordinária do ano, o vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), disparou a metralhadora e, ao atacar o presidente Tiago Quintana (PDT) – tem matéria completa na página 12 desta edição -, acabou atirando também nos secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti (PSD); de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade (PSL); e de Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos. Sem citar nomes, afirmou que “oportunismo é o candidato se eleger vereador e não assumir nenhum dia aqui nesta Câmara. Correr para uma secretaria para receber mais e transformar esta Casa numa churrascaria rodízio”.