O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires realizou assembleia geral ordinária na noite de quinta-feira, 15, no Clube de Leituras, para debater uma série de assuntos de interesse da categoria. Mas, como não poderia deixar de ser, a principal pauta foi a revisão salarial.
Presidente do sindicato, Júnior Hendges fez uma explanação acerca das negociações dos últimos anos e apresentou uma planilha com os índices de recomposição e as perdas acumuladas. Considerando perdas (2,63%) e a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 4,2% – que somados resultam em um total de 6,83% -, a categoria decidiu reivindicar 10% de recomposição a partir da data-base, que é janeiro de 2025.
De acordo com a diretoria do sindicato, este percentual seria suficiente para recuperar as perdas passadas, repor a inflação e, também, garantir um pequeno ganho real ao funcionalismo. A intenção é enviar oficialmente a proposta ao Poder Executivo até o dia 20 de agosto, já com o pedido de encontro com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) até o dia 10 de setembro, para dar início às tratativas e garantir que o percentual seja incluído no orçamento do próximo ano.
Estradas estão sempre na pauta
As estradas do interior não saem da pauta da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Toda semana tem vereador de oposição criticando a precariedade de inúmeras localidades e trechos, enquanto os integrantes da base governista lembram das enchentes, chuvaradas e dizem que o trabalho está sendo feito, principalmente mobilizando as secretarias de Desenvolvimento Rural e de Infraestrutura e Serviços Públicos.
É óbvio que as demandas chegam da comunidade, no entanto também é evidente que as estradas viram ‘cavalo de batalha’ em tempo de eleição municipal. Fato é que os dois lados têm um pouco de razão. As estradas não estão boas e muito precisa ser feito, mas também é necessário reconhecer que o recente dilúvio que culminou em tragédia climática atrasou qualquer cronograma que estivesse em curso, não só em Venâncio Aires, mas no Rio Grande do Sul inteiro. Vale a cobrança e quem está responsável tem que dar conta do recado, pois quem pede é a comunidade.
Rapidinhas
Entre as demais pautas tratadas na assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires, realizada na noite de quinta-feira, 15, destaque para a intenção do funcionalismo de conversar com os quatro candidatos a prefeito: Jarbas da Rosa (PDT), Giovane Wickert (PSB), Maciel Marasca (PP) e José Cândido Faleiro Neto (PT). A categoria normalmente aproveita a campanha para saber quais são os planos dos prefeituráveis e, obviamente, ver quais se encaixam melhor em relação aos seus interesses. O funcionalismo sabe que o momento é importante para alinhavar estratégias e expor as suas reivindicações.
A partir deste sábado, 17, os leitores da Folha do Mate vão notar que as edições estão um pouco diferentes, pois já entramos no período em que é possível fazer campanha. Dessa forma, os candidatos aos cargos de prefeito, vice e vereadores aproveitam para publicar os chamados ‘santinhos’, que são os anúncios com as informações básicas para quem está em busca de um nome para digitar na urna no dia 6 de outubro. Também por meio dos ‘santinhos’, muita gente descobre que esta ou aquela pessoa está inserida no pleito e, porque não, define a sua escolha. Esta é apenas uma das tradições do jornal impresso, que embora tenha perdido algum espaço por conta das redes sociais, tem o poder de atrair leitores por mais tempo e, com isso, a informação fica bem mais ‘gravada’.
A sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires da próxima segunda-feira, 19, será realizada às 19h, e não às 16h, como vinha ocorrendo nos últimos meses. Só que o local ainda será o Plenarinho João Jorge Hinterholz, no segundo pavimento da sede do Poder Legislativo. Atingido pelas águas do arroio Castelhano na enchente de maio, o Plenário Vicente Schuck ainda não está pronto para receber os encontros semanais, mas isso deve acontecer em pouco tempo, em data ainda a confirmar.