A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires teve, na quarta-feira, 15, a sua melhor sessão até o momento em 2023. Ao contrário das demais ocorridas neste ano, a última reunião – antecipada em virtude do feriadão de Carnaval – transcorreu como a comunidade espera e aprova: com manutenção dos debates acalorados, alfinetadas e muitas divergências, mas tudo permanecendo no campo da política, sem descambar para questões pessoais, como tínhamos acompanhado ultimamente.

Tanto foi em alto nível que o presidente da Mesa Diretora, Gerson Ruppenthal (PDT), ocupou parte do seu tempo de tribuna para fazer justamente este destaque. Aproveitando o momento, pediu que todos os colegas tenham consciência de que o Legislativo sai fortalecido quando as pessoas notam que os parlamentares estão comprometidos com o trabalho pela coletividade, em vez de se preocuparem com as picuinhas políticas. Resta saber se os vereadores vão manter a postura daqui em diante.

Jarbas da Rosa: sorte e sequência

Já ouvi de tudo em relação ao governo do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), afinal, todo mundo tem opinião sobre a Administração, seja quem for que esteja no comando. Uns dizem que ele tem sorte, outros que está só dando sequência às obras que foram iniciadas na gestão de Giovane Wickert (PSB). Fato é que tem um monte de coisa saindo do papel, embora saibamos que outras tantas também precisar começar a ‘caminhar’.

Asfalto em Linha Sapé, Bepe Guimarães (Frigorífico Boi Gaúcho), Estrada Velha e pavimentação em Vila Deodoro são algumas das obras que, nesta semana, ganharam a companhia de mais uma iniciativa de infraestrutura: o asfaltamento da avenida Ruperti Filho, entre as ruas General Osório e Armando Ruschel, inclusive com ciclovia junto aos canteiros centrais. Sequência ou sorte, com os ‘sonhos’ realizados, o resultado reflete nas urnas. E Jarbas já deixou escapar que concorrerá à reeleição.

Rapidinhas

• O ex-vice-prefeito Celso Krämer (Podemos) terá que prestar esclarecimentos adicionais à Justiça Eleitoral em relação à campanha de 2022, quando concorreu a deputado estadual. As contas dele não foram aprovadas em virtude de apontamentos. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) usou os termos “impropriedades” e “indícios de irregularidades” para contestar a aplicação de mais de R$ 200 mil em contratos que não especificam local de trabalho, horas e atividades da militância. Giovane Wickert (PSB) teve as contas aprovadas sem ressalvas e Airton Artus (PDT) teve a sua prestação aprovada com ressalvas.

• Vice-presidente da Câmara, a vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil), já escolheu o seu ‘desafeto’ no Legislativo. Na sessão de quarta-feira, 15, ela mandou recado para o colega André Kaufmann (Mais Brasil), que na segunda-feira, 13, interrompeu pronunciamento de Gerson Ruppenthal (PDT) na tribuna, enquanto ela estava no comando da Mesa Diretora. “Carroça que faz barulho é vazia. Que me procure fora daqui se não gosta da minha pessoa”, disparou, para em seguida dizer que é a favor de oportunidades aos suplentes, o que já foi alvo de crítica de Kaufmann.

• Vereador César Garcia (PDT) está tentando ‘ressuscitar’ a discussão acerca de um terminal de cargas no Rio Taquari, em Vila Mariante. De acordo com ele, o Porto de Estrela está sendo novamente impulsionado e a localidade do 2º Distrito tem condições de se aproveitar da ‘onda’. Na visita que fez ao deputado estadual Airton Artus (PDT), pediu atenção ao assunto.

• Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), virou a metralhadora, na quarta-feira, para a colega Luciana Scheibler (PDT), que na sessão anterior havia cobrado respeito dele, que seguidamente menospreza os suplentes que estão na Câmara. No contra-ataque, Muchila afirmou que não toca em questões pessoais e se concentra na esfera política. “Não peça respeito politicamente, pois a senhora e o seu partido fazem maracutaias, inclusive empregando parentes”, declarou. Júlio César Scheibler, o Noca, marido de Luciana, é cargo em comissão (CC) na Secretaria de Cultura e Esportes. Provavelmente, vem resposta na próxima reunião.

• Excelente Carnaval a todos. Que tenhamos muita confraternização e nada de notícias tristes. Quem gosta, que faça a festa. Quem não gosta, que aproveite o descanso.