A Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires se reuniu, de forma extraordinária, na manhã de ontem, para apreciação de um ofício e cinco projetos de lei. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade. As duas consideradas mais importantes foram as autorizações para que o Município contrate sete médicos – que vão reforçar o atendimento na rede básica da Capital do Chimarrão – e a inserção no orçamento de 2022 dos R$ 3,4 milhões destinados pelo Governo do Estado para a implementação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Embora a sessão extraordinária tenha como premissa a discusão e aprovação de projetos, houve brecha para as primeiras rusgas do ano. Oposição afirmando que a saúde está um caos e situação negando a informação e destacando, justamente, o fato de que mais profissionais médicos estão sendo contratados. Líder de governo no Legislativo, Gerson Ruppenthal (PDT) afirmou que o Executivo está marcando um “golaço” com a iniciativa. “Tomara que seja um golaço no ângulo. A situação não está boa”, ironizou Renato Gollmann (PTB).
Câmara em 2022: eleições e rivalidades
Ao que parece, o presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares (Republicanos), terá de se impor nas reuniões para evitar que os ânimos se acirrem durante o ano, já que 2021 é ano de eleições e há ainda, entre os parlamentares, rescaldos de rivalidades nascidas no primeiro ano da atual legislatura.
A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires retornará do recesso Legislativo no dia 7 de fevereiro. A segunda-feira será marcada pela primeira sessão ordinária presidida por Benildo Soares. A intenção do novo presidente é marcar a data com uma sessão especial, com a posse oficial da nova Mesa Diretora. “Quero aproveitar essa sessão para registrar a nossa forma de trabalho e pedir união”, diz.
Formação do Legislativo na retomada
Formação da Câmara para o começo do segundo ano da atual legislatura: André Kaufmann, Renato Gollmann, Diego Wolschick, Alberto Sausen e Clécio Espíndola, o Galo, todos do PTB; Gerson Ruppenthal, César Garcia, Luciana Scheibler e Ana Cláudia do Amaral Teixeira, todos do PDT; Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, o Muchila, ambos do PSB; Janete Brandão (PSD); André Puthin (MDB); Ricardo Landim (PSL); e Benildo Soares (Republicanos). São seis suplentes (40% das cadeiras do Legislativo): Sausen, Luciana, Ana Cláudia, Janete, Puthin e Landim.
Rapidinhas
• Parece que teremos um pouco menos de calor a partir de hoje. Nos últimos dias, ‘cansei’ de ouvir relatos de pessoas que tiveram episódios de mal-estar em razão da sensação de abafamento. Em alguns momentos, nem o ar-condicionado deu conta.
• Já ouvi mais de uma vez que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) pode não ter o desejo de concorrer à reeleição em 2024. Se isso realmente se confirmar, quem ‘cresce na briga’ é o vereador Tiago Quintana (PDT), que atualmente exerce a função de secretário de Saúde. Resta saber se a atual vice, Izaura Landim (MDB), aceitaria uma nova parceria ou passaria a ter aspiração pelo cargo máximo na Administração.
• Cúpulas do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e da Secretaria de Saúde têm buscado alternativas para que a explosão de casos de coronavírus ocasionada pela variante Ômicron tenha o menor impacto possível na rede de saúde de Venâncio Aires. A principal preocupação é com a sobrecarga registrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que há dias trabalha muito acima da capacidade normal.
Notas esportivas
• Assoeva está de presidente novo. Boa sorte ao Marcelo Garcia da Fonseca e aos demais integrantes da diretoria, que em 2022 terão o desafio de fazer com que a equipe volte a ter condições de disputar títulos. Fernando Malafaia, pelo que se comenta, chega a Venâncio Aires no dia 1º de fevereiro para comandar o time.
• Desejo de uma boa temporada também para o Guarani, que pode anunciar, em breve uma parceria para se fortalecer para a Divisão de Acesso de 2022. Assoeva e Guarani são orgulho para a Capital do Chimarrão e, para muitos, opções de lazer em família. A comunidade, como sempre, vai ter que ajudar as instituições.
• Está em discussão a retomada do Campeonato Municipal de Futebol. Integrantes da Assoeva já engataram uma conversa com o principal organizador de eventos esportivos da cidade, Jarles Dreissig, e podemos ter novidades em 2022. A intenção é reduzir o número de competições e ‘bombar’ as que forem disputadas.