Os vereadores de Venâncio Aires estão convocados para sessão extraordinária que será realizada na próxima segunda-feira, 15, às 18h. O encontro se faz necessário para apreciação de cinco projetos de lei enviados pelo Executivo em regime de urgência, além de outras matérias do Legislativo. Na pauta estão assuntos importantes como a concessão de revisão geral anual para os servidores municipais, cuja data base é janeiro; reajuste salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias; e adequação orçamentária, entre outros.
Quintana comemora resultados
Início de novo ano é sempre momento de lembrar o que foi feito de bom no ano anterior, principalmente no caso de quem é responsável por liderar equipes de prestação de serviços e atendimentos. E quem fez um balanço de 2023, especificamente relacionado a procedimentos cirúrgicos realizados, foi o secretário de Saúde, Tiago Quintana (PDT). No período de janeiro a dezembro, de acordo com ele, foram investidos mais de R$ 3,7 milhões em cirurgias. O número de operações bateu em 1.125 – mais de 93 por mês -, com destaque para a traumatologia, com 382 intervenções. Na sequência aparece a especialidade de catarata, com 220 cirurgias. “É a maior produção e o maior investimento da história”, comemorou.
Clima esquenta em Mato Leitão
Os bastidores da política esquentaram, em Mato Leitão, nos últimos dias. Após a renúncia do atual vice-prefeito, Arly Stöhr, o Flecha (PDT), para se dedicar à pré-candidatura a prefeito, integrantes do MDB, que fazem parte da base governista, sinalizaram a intenção de que a legenda indicasse o cabeça de chapa e não o vice. A sigla se reuniu durante a semana e, embora seja provável que acabe oferecendo o vice, ainda não se pronunciou oficialmente. O PSDB, terceiro partido governista, que tem o prefeito Carlos Bohn como principal expoente, estaria de acordo com a formação da chapa PDT e MDB. Mas também comenta-se que o governador do Estado, Eduardo Leite, e outras lideranças tucanas, em especial da região, não estariam tão dispostos a concordar com a ausência do PSDB na composição majoritária. Assunto que ainda deve render bastante.
Rapidinhas
Prefeito Jarbas da Rosa (PDT) anunciou, na quinta-feira, 11, que a reposição do funcionalismo público municipal será de 5,3%. São 4,62% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e 0,68% de ganho real. O chefe do Executivo entende que está recuperando perdas de outras gestões e entende que o funcionalismo foi valorizado, dentro das possibilidades financeiras do Município. Já o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Júnior Ronan Hendges, diz que o ganho real é “irrisório”. A matéria vai a votação na segunda-feira, 15, em sessão extra da Câmara.
Recebo informações de que o pessoal anda se cuidando até da própria sombra na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. O ambiente estaria muito hostil depois do episódio envolvendo a reversão do assessor parlamentar Robson Parabôa, que trabalha para Benildo Soares (Republicanos). A repercussão deve ser gigante na primeira sessão ordinária de 2024, marcada para o dia 6 de fevereiro. Trarei as informações.
Na quarta-feira, 10, durante o ato de posse dos novos conselheiros tutelares, a presidente da Câmara de Vereadores, Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil), revelou que teve atrito com o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique (PDT). Ela não entrou em detalhes, mas o motivo foi o transporte escolar, que não contempla um aluno em específico.
Vereador Diego Wolschick (PTB) fez postagem nas redes sociais de um café na Tabacos Marasca. A ida dele para o PP, na janela de abril, é quase uma certeza.
Janeiro está quase na metade e aumenta a expectativa para a janela de transferências partidárias de abril. Tem muita coisa que parece ser, mas pode não ser.
Conforme já tinha antecipado, vou para um período de 15 dias de férias. A coluna volta a ser publicada na edição do dia 30 de janeiro, uma quinta-feira.