Depois que o presidente da Câmara, Eduardo Kappel (PL), anunciou que pretende convocar sessões extraordinárias e passar mais vezes pelos distritos, dando sequência ao projeto de descentralização do Legislativo, recebi algumas mensagens que sugerem que ele não poderá levar a intenção adiante. O Regimento Interno da Câmara prevê, em seu capítulo V, que as sessões extraordinárias podem ser convocadas somente em caso de urgência ou de relevante interesse público. Não é possível tratar, em caso de realização, de assunto estranho à pauta previamente informada. Sobre urgência, o Regimento Interno define como “situação produzida por um desastre ou por um acontecimento ocorrido de forma inesperada, nas maioria das vezes”. Pelo visto, a intenção do presidente vai ficar só na provocação mesmo.
KAPPEL SOBRE MEDEIROS
Por falar em Eduardo Kappel, na quinta-feira, 10, durante a sessão do projeto Vereador Mirim, o presidente do Legislativo aproveitou para repercutir as ações da Operação Autoclave, da Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU), que cumpriu mandados no apartamento e no escritório do vice jurídico do IBSaúde e presidente do PSDB de Venâncio Aires, Vinícius Medeiros, na quarta-feira, 9. Conforme ele, Medeiros terá a imagem prejudicada perante a opinião pública e dificilmente manterá uma candidatura na eleição do ano que vem. Segundo comentou com pessoas que participavam das atividades, o episódio envolvendo o tucano seria um “alívio” para a Administração de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB), que estaria fragilizada, mas ganharia um novo fôlego com o desgaste de Medeiros, que trata com o PDT, de Jarbas da Rosa, uma aliança para a eleição majoritária em 2020.
RAPIDINHAS
• Flor de Maio e Assespe iniciam neste domingo, 13, a luta por vagas na semifinal do Regional da Aslivata. A equipe de Linha Travessa joga em Estrela, contra o Atlântico Costão, partida que terá transmissão da Rádio Terra FM 105.1. Já o clube de Linha Grão-Pará enfrenta o União Santo André, em Lajeado. Os dois duelos começam às 16h. No domingo seguinte ocorrem, em Venâncio Aires, as partidas decisivas.
• Claidir Kerkhoff, presidente do PSL de Venâncio Aires, envia informações e fotos sobre as reuniões do partido. De acordo com ela, a adesão é cada vez maior e a expectativa é de que a legenda esteja fortalecida em 2020, ano de eleições municipais. Uma das imagens encaminhadas à coluna registra o momento em que os militantes cantam o Hino Nacional Brasileiro.
• Informação que chega à coluna é de que o prefeito Giovane Wickert (PSB) protagonizou cena incomum no saguão da Prefeitura, esta semana. Relatos dão conta que o chefe do Executivo elevou o tom ao falar com um grupo de servidores da Secretaria de Saúde, que queriam tratar sobre uma demanda e não haviam marcado a agenda com antecedência. Wickert teria dito que estava cansado de ouvir tantos problemas.