Vereadora Izaura Landim (MDB) sugere que as reuniões e sessões plenárias da Câmara sejam realizadas de forma virtual, em razão da pandemia de coronavírus. Ela solicita que as orientações e restrições constantes em decretos de calamidade sejam levadas em conta para a decisão da Mesa Diretora neste sentido. O requerimento seria votado na noite de ontem, durante a sessão semanal do Legislativo. Mesmo que o acesso às reuniões esteja restrito a parlamentares, assessores e imprensa, alguns vereadores são contra as sessões presenciais. Adelânio Ruppenthal (PSB) e Ciro Fernandes (PDT), por exemplo, já deixaram claro que, enquanto durar a pandemia, participarão apenas da Ordem do Dia, quando são votados os projetos. Neste período, não vão utilizar a tribuna no período das Comunicações.
SAÚDE NOS TRILHOS
Jarbas da Rosa, pré-candidato a prefeito pelo PDT, fez postagem nas redes sociais a respeito de matéria veiculada na edição de fim de semana da Folha do Mate, que destacou as ações da saúde no município nos últimos anos. O médico classificou a reportagem como “propaganda” e afirmou que discorda do título “Saúde de Venâncio está nos trilhos”. Como contraponto, escreveu que houve “redução dos agentes de saúde e das políticas de prevenção, falta recorrente de medicação na Farmácia Municipal, demora nos exames, demora excessiva nas consultas especializadas e falta de médicos e especialistas”. Segundo ele, seriam apenas alguns dos problemas atuais da área de saúde. “E vocês? Acham que a saúde de Venâncio está nos trilhos?”, questionou ele, ao finalizar a explanação.
RAPIDINHAS
• Parabéns, Venâncio Aires! São 129 anos de história, completados ontem, dia 11 de maio. Obrigado pela acolhida. Já se vão cinco anos por estas bandas. Inclusive, com uma filha venâncio-airense. Sem dúvida, a Capital Nacional do Chimarrão – e do ouro verde, como diz o hino – é um belo recanto do Brasil.
• Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) tem apenas um dos seus 14 leitos desocupados. Diretoria da instituição e Secretaria de Saúde já trabalham para elevar o número de leitos. A expectativa é de que mais quatro sejam disponibilizados, caso haja necessidade em razão da pandemia de coronavírus.