Um governo que tem bons projetos, geralmente se notabiliza por muitos feitos durante quatro anos – ou oito, em caso de reeleição. E, para que boas ideias sejam apresentadas por uma Administração, é indispensável que a equipe seja competente, em especial quem está à frente da elaboração de iniciativas, ainda mais nos tempos de agora, quando quem apresenta planos de trabalho sai léguas na frente de quem não o faz ou só começa quando fica sabendo de recursos disponíveis para as mais diversas áreas. Nesse sentido, é importante dizer que Venâncio Aires, nas gestões de Jarbas da Rosa (PDT), se destaca por estar alerta às oportunidades, o que pode garantir investimentos entre tantos outros municípios, seja do estado ou do país.
Ontem, o prefeito e a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza – uma das cabeças pensantes da Prefeitura – concluíram as inscrições de nada mais, nada menos, do que sete projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Soluções, do Governo Federal. Destaque para a macrodrenagem, em extensão de 3,5 quilômetros, nas sangas do Cambará, Arrozal e Mangueira, que tem como objetivo evitar alagamentos na cidade em episódios de elevado volume de chuva. Já na área de infraestrutura, a solicitação é de valores para a conclusão das obras do Parcão, complexo localizado no bairro Aviação.
E a saúde, logicamente, não poderia ficar de fora. Venâncio Aires está pleiteando uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), unidade móvel odontológica, construção da sede própria do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), itens para UBSs e kits de telessaúde. Por fim, mas não menos importante, a educação: Jarbas quer recursos federais para construir uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (Emei). E o bairro escolhido para recebê-la é o Tabalar. O atendimento será para crianças de 0 a 3 anos de idade. Se os pedidos serão atendidos, não temos como saber. Mas que a Prefeitura se mexeu e apresentou os projetos para concorrer aos recursos, isso é fato. Tem muita gente que nem a isso se digna.
Ruppenthal prioriza a telefonia
O vereador Gerson Ruppenthal (PDT) elegeu como prioridade do seu mandato a luta por melhoria da qualidade de sinal de telefonia móvel em Venâncio Aires. Na semana passada, ele esteve em Porto Alegre e, na companhia do deputado estadual Airton Artus (PDT), participou de agenda com representantes da Vivo. Durante a agenda, os pedetistas relataram as dificuldades relacionadas ao sinal de celular na Capital do Chimarrão, especialmente para os usuários que residem no interior do município. O vereador apresentou as principais queixas da população e informou sobre pontos críticos no que se refere à cobertura. “Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso a um serviço de telefonia de qualidade”, disse, salientando ainda que a Frente Parlamentar da Telefonia, instalada no Legislativo, “é importante para cobrarmos melhorias das operadoras e buscarmos avanços na área”.
Rapidinhas
Agradecido pelos contatos do Telmo Kist – personagem principal da coluna da edição de sábado, 29 – e de seus familiares e amigos. Quando escrevi o texto, imaginei que a repercussão seria interessante, pelo fato de estar falando de uma grande liderança de Venâncio Aires. Porém, foi muito além do que eu pensava. Considerando que a coluna não é disponibilizada nas redes sociais, as mensagens surpreenderam, pela quantidade.
Secretários de Governança, Tiago Quintana, e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, estão em Hannover, na Alemanha, acompanhados de representantes da Evaporsul. Lá, eles participam da Feira de Hannover, considerada uma das maiores do mundo no que se refere a processos produtivos mais eficientes, inovações e tecnologia. Ontem, enquanto caminhavam pelo gigantesco complexo da feira, eles enviaram mensagens à coluna destacando que, mais do que ‘vender’ o município de Venâncio Aires a representantes de outros países, têm uma série de oportunidades para iniciar novos relacionamentos com vistas a investimentos ou troca de experiências bem sucedidas.