Na quarta-feira, 31, após o fechamento da edição impressa da Folha do Mate, acompanhei as entrevistas com os pré-candidatos a prefeito pelo PDT, Jarbas da Rosa – que busca a reeleição -, e pelo PP, Maciel Marasca, que é o que chamamos de ‘fato novo’ do pleito. Cada um deles foi perguntado acerca de uma série de temas, por uma hora, pelos jornalistas Sérgio Klafke e Letícia Wacholz, respectivamente diretor de Conteúdo e editora da Folha do Mate. Foi mais uma ação do projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’, que vai acompanhar o processo eleitoral até a posse dos eleitos, em 1º de janeiro de 2025. Na próxima terça-feira, 6, os entrevistados serão Giovane Wickert e José Cândido Faleiro Neto, pré-candidatos a prefeito pelo PSB e pelo PT, respectivamente.
Como temos nesta mesma edição cobertura completa do programa de quarta, vou registrar aqui só o que me parece, pelas participações de Jarbas e Maciel, serão as prioridades de cada um. O pedetista vai focar no serviço prestado, na experiência de já ter sido vereador e prefeito e na continuidade de uma política que, na opinião dele e de seus simpatizantes, está dando certo. Maciel, por sua vez, vai na contramão e, inclusive, contesta todos os adversários com um mesmo argumento: todos, de alguma forma, estão alinhados mais ou menos à esquerda. O progressista sustenta que os partidos dos pré-candidatos que deve enfrentar nas urnas já tiveram oportunidade de administrar a Capital Nacional do Chimarrão e, de acordo com ele, deixaram a desejar em vários aspectos.
As entrevistas de quarta e da próxima terça servem como uma espécie de ‘esquenta’ para os debates eleitorais, que serão realizados na sequência, pela Folha do Mate e Terra FM 105.1, também dentro do projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’. A diferença é que, neste ‘esquenta’, os pré-candidatos passam por um bate-papo amistoso e, nos debates, ficarão frente a frente para testarem-se mutuamente, seja na questão de conhecimento ou emocional. Para quem concorre, o debate sempre é um momento nevrálgico e, para quem vota, muitas vezes serve como base para a escolha do número que vai digitar na urna, no dia da eleição. Nesse sentido, Folha e Terra estão, mais uma vez, cumprindo com seu papel de levar informação precisa e imparcial à audiência. Quer saber tudo o que acontece nos bastidores da política, no período de pré-campanha e, claro, na campanha propriamente dita? Ouça a Terra FM, leia a Folha do Mate e acesse também as plataformas digitais dos dois veículos.
Reuniões seguem no Plenarinho
As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires em agosto serão todas realizadas no Plenarinho João Jorge Hinterholz, com início às 16h. Projeto de Resolução de Mesa que tramita na Casa do Povo prevê a antecipação das reuniões. Os encontros ocorrem sempre a partir das 19h, no Plenário Vicente Schuck. Mas, em função de o espaço ter sido atingido pela enchente do arroio Castelhano e estar passando por revitalização, não pode ser utilizado. O assunto já rendeu debate ferrenho no Legislativo, especialmente pelo fato de que os vereadores de oposição querem o retorno das sessões ao horário e local normais, mas a presidente Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) já deixou claro que, enquanto as reformas não estiverem concluídas, as reuniões seguem no segundo pavimento do prédio do Legislativo.
Convenção do PT é neste sábado
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Venâncio Aires realiza neste sábado, a partir das 8h30min, sua convenção visando à eleição de outubro deste ano. O encontro está marcado para o diretório petista, que fica localizado na rua Jacob Becker, número 1.050, no Centro, perto da rótula da rua Júlio de Castilhos. Na oportunidade, os correligionários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, consolidam José Cândido Faleiro Neto e Sérgio Rosa como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
Ainda durante a convenção será anunciada a nominata da legenda para a Câmara de Vereadores. Em relação à composição para disputar vagas no Poder Legislativo, o PT preferiu não antecipar os nomes, embora alguns pré-candidatos sejam de conhecimento da comunidade venâncio-airense. A expectativa é saber se integrantes da ‘velha guarda’ estarão à disposição do eleitorado, como Vilson Gauer, Rosange Lehmen de Moraes e Celson Lucas Ferreira, entre outros, além do presidente Cesar Schumacher.
Na atual legislatura, o Partido dos Trabalhadores (PT) não tem representantes, pois não conseguiu eleger vereadores no pleito de 2020. Agora, a intenção da sigla é garantir, pelo menos, uma cadeira na Casa do Povo.