Quando encerrar o seu segundo mandato como prefeito, Jarbas da Rosa (PDT) quer retomar a carreira de médico. Não vai se afastar totalmente da política, mas como não ventila concorrer a deputado, por exemplo, deve seguir atuando na legenda como um dos expoentes, pois ele e Airton Artus são os únicos dois pedetistas de Venâncio Aires com dois mandatos no Executivo. Embora já tenha se manifestado neste sentido, o que não tem faltado são as investidas de outras legendas.
A mais recente delas foi do PSD, que tem o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e está em busca de lideranças consolidadas no estado. A ordem para que o partido se fortaleça por todo o Brasil partiu do presidente nacional, Gilberto Kassab. Jarbas, a princípio, não tem interesse de deixar o PDT. Referência da sigla na Capital do Chimarrão, ele quer, a exemplo de Airton Artus, continuar contribuindo para a formação de novas lideranças, para que a legenda tenha condições de colocar candidatos à disposição da comunidade em todos os pleitos eleitorais.
Fogos: discussão e criação de lei
Recebi algumas mensagens, durante o fim de semana, relacionadas à soltura de fogos de artifício. O assunto foi tratado aqui neste espaço por conta de cobranças feitas por colegas ao vereador Dudu Luft (PDT), que participou do Gre-Nal de fim de ano da A Fúria e teve um vídeo divulgado no qual ele aparece perto de uma pessoa que estava usando os artefatos. As pessoas que me contataram o fizeram com o objetivo de sugerir que a questão dos fogos seja debatida de forma mais ampla, para que toda a comunidade possa fazer parte de uma construção. Além dos animais, que sabidamente se assustam com os estampidos, os relatos destacam as dificuldades enfrentadas pelos autistas e pessoas doentes. Criar uma legislação seria uma das maneiras de deixar claro o que pode e o que não é permitido em relação aos artefatos.
Claidir está no primeiro escalão
A vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) é a nova secretária de Habitação e Desenvolvimento Social. A coluna antecipou a informação em pelo menos um mês, quando iniciaram os comentários nos bastidores da Câmara. No entanto, somente ontem ela foi empossada oficialmente pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para a função. Secretária até então, Camilla Capelão (Republicanos) fica com o segundo cargo na hierarquia da pasta, o de assistente administrativa. No dia 2 de fevereiro, quando os trabalhos no Poder Legislativo forem retomados, André Puthin (Republicanos) estará no lugar de Claidir. A outra novidade será Nelsoir Battisti (PSD) na presidência, ele que venceu a eleição para a Mesa Diretora da Casa do Povo na última sessão do ano passado.
Rapidinhas
A Prefeitura de Venâncio Aires está à espera de um comunicado do Governo Federal para divulgar à comunidade a data de inauguração do residencial Morada das Lavandas. O projeto habitacional, que integra a faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida, fica na esquina das ruas Conde D’Eu e Cândido de Moura, no bairro Aviação, e a obra é de responsabilidade da empresa venâncio-airense ALM Engenharia e Construções. São 112 apartamentos e as famílias contempladas já foram anunciadas pelo Município.
O vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que está afastado das atividades legislativas por quatro meses, em decorrência de quebra de decoro, acredita que ainda nesta semana o Poder Judiciário possa se manifestar sobre o pedido que ele fez para que a penalidade seja barrada. De acordo com o parlamentar, o recesso judicial atrasou um pouco a análise da reivindicação. “Acho que nos próximos dias teremos novidades”, comentou ele.
Nesta época do ano, fica muito claro que muitos venâncio-airenses ‘se mudam’ para outras cidades, em especial municípios dos litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. É o período em que as pessoas se organizam para poder botar os pés na areia, curtir a família e os amigos sem se preocupar com o trabalho. E, como a galera prefere os meses de janeiro e fevereiro para viajar, a Capital do Chimarrão fica um tanto quanto ‘devagar’, digamos assim. Poucos veículos circulando, vagas de estacionamento sobrando e, principalmente nos fins de semana, quase ninguém pelas ruas.