Acompanhei, ontem, a entrevista do vereador Benildo Soares (Republicanos) aos colegas Carlos Roberto de Oliveira, o Carlão, e Taís Fortes, no programa Terra em Uma Hora da Rádio Terra FM. Mais uma vez, o parlamentar coloca em discussão a questão do 11 de maio, pois quer a data como feriado, e não no 25 de julho, como acontece atualmente. Além de destacar enquetes feitas e que apontam mais de 90% em favor do mesmo entendimento, Soares argumenta que o feriado no dia do aniversário do município permitirá à comunidade comemorar a data, o que de acordo com ele, não é possível hoje.

Ao se manifestar a respeito do assunto, o vereador afirmou que há colegas que “votam a cabresto”, em clara referência à base governista, da qual faz parte, aliás. Também ‘compra briga’ com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), que é contra a alteração, uma vez que o 11 de maio é próximo do Dia das Mães, uma das melhores datas para as vendas no comércio. “Meu compromisso é com o povo, e este é meu pensamento”, afirmou, ao ser perguntado, pela coluna, se não teme um desgaste com os governistas em razão da postura adotada.

Ele ainda criticou o fato de a tribuna da Câmara de Vereadores estar sendo utilizada com frequência por integrantes da Administração, o que reduz a possibilidade de comunicação dos parlamentares. Referiu que na sessão ordinária de ontem à noite, por exemplo, o secretário de Saúde, Tiago Quintana (PDT), faria uso da tribuna. Soares não falou a respeito, mas já há solicitação do uso da tribuna para o deputado estadual Airton Artus (PDT), que vai falar sobre o projeto em benefício dos hospitais filantrópicos e santas casas. O vereador não esconde que é desafeto de Artus.

Sei que a política tem estas rusgas e que as melancias podem se acomodar na carroceria do caminhão, com o tempo, mas vejo Benildo Soares e Jarbas da Rosa distantes um do outro na eleição do ano que vem. Não sei se os reflexos da postura do vereador do Republicanos serão sentidos antes de 2024, mas esta, certamente, é uma possibilidade. O bombeiro aposentado é declaradamente de direita e um grupo com estas características está sendo formado na Capital do Chimarrão. Resta saber se ele está disposto a arriscar e, também, se terá prestígio para levar consigo, em caso de mudança de ares, os bons quadros do partido.

Marasca com Wickert na capital

Não demorou muito para que Maciel Marasca e Alexandre Wickert, futuros presidentes do Progressistas (PP) e do Partido Liberal (PL) de Venâncio Aires, aparecessem juntos em um evento público. O empresário e o advogado estiveram em Porto Alegre, na segunda-feira, 1º, acompanhados das esposas, para participar da manifestação contra o Projeto de Lei 2630/20, que ficou conhecido como PL das Fake News. A medida que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet seria votada na terça-feira, 2, na Câmara dos Deputados, mas ficou para as próximas sessões.

Rapidinhas

A deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) assume a presidência da Assembleia Legislativa de sexta-feira, 5, até o dia 12 de maio. O ato de transmissão do cargo será realizado hoje, às 13h45min, na presidência do parlamento. Durante o período, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB), estará em missão internacional promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Começou ontem e segue até sábado, 6, em Santa Marta, na Colômbia, a Conferência da América da JCI 2023. Três integrantes da organização de Venâncio Aires participam do evento: o presidente da JCI Venâncio Aires, Fabio Hastenteufel, Luiz Henrique Gerlach e Eduardo Wünsch. Eles representam o Brasil, depois de terem vencido a disputa do concurso de debate realizada pela JCI Brasil, realizada em outubro do ano passado, no município de Marechal Cândido Rondon, no estado do Paraná.

Luciana Scheibler (PDT) fica fora da Câmara por 30 dias. Ela já não participou da sessão de ontem. Samuel Gisch (PDT) é quem substitui a vereadora pedetista.