Soares e Stahl: trabalho conjunto

O vereador Benildo Soares (Republicanos) fez contato com a coluna para confirmar que a emenda apresentada pelo colega Ezequiel Stahl (PL) ao projeto de lei que prevê isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para proprietários de imóveis atingidos pela catástrofe climática de maio deste ano, atende ao que ele pretendia propor quando pediu vista da iniciativa, na sessão de segunda-feira, 9.

O projeto original previa isenção apenas para imóveis de Vila Mariante, edificados ou não, mas os parlamentares querem que proprietários que tiveram prejuízo em todas as regiões atingidas sejam beneficiados. A emenda de Stahl relaciona os bairros Santa Tecla, São Francisco Xavier, Diettrich, União, Centro, Morsch e Battisti, que foram alcançados pela cheia do arroio Castelhano. A matéria voltará à pauta na semana que vem. “Tive que viajar e ia apresentar a emenda hoje (quinta-feira). Mas já falei com o Ezequiel e vamos trabalhar juntos”, comentou Soares.

As últimas sessões do Legislativo

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realiza na próxima semana, em sequência, as três últimas sessões ordinárias deste ano. Na segunda e terça, 16 e 17, os encontros no Plenário Vicente Schuck iniciam às 19h, horário tradicional do Poder Legislativo. Na quarta-feira, 18, a reunião será às 18h. É provável que a sessão de segunda-feira marque os últimos pronunciamentos do ano na tribuna. A terça e a quarta devem ser ‘para cumprir tabela’ e limpar a pauta, sem o período para comunicações.

Vale lembrar que oito dos 15 vereadores que estão na Câmara, neste momento, não têm cadeira a partir do dia 1º de janeiro de 2025: Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), Benildo Soares (Republicanos), André Kaufmann (PSDB), César Garcia (PDT), Sandra Wagner (PSB), Renato Gollmann (Podemos), Gerson Ruppenthal (PDT) e Clécio Espíndola, o Galo (MDB). Além deles, Sid Ferreira (PDT), não reeleito e que está na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), também se despede.

Assoeva deixa o cenário nacional

Uma pena a saída da Assoeva do cenário nacional do futsal. Mas, se a decisão foi tomada, é porque a cúpula entendeu que é a hora de organizar melhor as coisas. O ano de 2024 foi terrível do ponto de vista financeiro e imagino que os integrantes da diretoria e simpatizantes perderam noites de sono por conta disso. Serão dois anos para que tanto os desportistas que fazem o futsal quanto para os torcedores e comunidade em geral reflitam sobre a relevância da Assoeva. Sem tranquilidade e segurança financeira, tudo fica mais difícil e torna a busca por resultados muito árdua. Que o clube consiga retomar seus áureos tempos.

Rapidinhas

Vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), lidera um protesto que está marcado para as 9h deste sábado, 14, na rua Pedro Luiz da Silva, na comunidade da Vila Rica, no bairro Macedo. O parlamentar garante que a manifestação será pacífica e tem como finalidade chamar a atenção da Administração Municipal no sentido de conclusão de obras na região.

Sandra Wagner, vereadora que não conseguiu a reeleição para a Câmara, reassumiu a presidência do PSB de Venâncio Aires. Ela entra no lugar do ex-prefeito Giovane Wickert, que representou a legenda na corrida majoritária em 2024. Segundo ela, a retomada da presidência tem por objetivo reestruturar o partido e também organizar o Congresso Municipal. Sandra ressalta que o PSB estadual prorrogou o mandato dos membros dos diretórios municipais até o dia 30 de abril de 2025, quando devem acontecer novas eleições em todo o Rio Grande do Sul.

Na sessão semanal, a presidente da Câmara de Vereadores, Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), já ensaiou um pronunciamento de despedida. Ela ainda deve falar na reunião de segunda-feira, 9, mas antecipou que entende que foi uma presidente que conduziu a Mesa Diretora de forma imparcial, “embora tenha sido criticada e mal falada em alguns momentos”. De acordo com Claidir, o Poder Legislativo é um espaço onde sempre vai haver divergências, “mas as pessoas não podem levar isso para o coração, porque a política é dinâmica e muda o tempo todo”.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido