Ezequiel Stahl (PTB) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara solicitando que a presidente Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil) antecipe a devolução do duodécimo dos meses de janeiro e fevereiro para que o Executivo possa aplicar as sobras nas reformas do ginásio de Linha Isabel e do pavilhão de Linha Esperança, ambos parcialmente destruídos por um temporal. Na justificativa, ele ressalta que “há permissivo legal e contábil para que seja realizada a manobra” e que as medidas seriam um importante reconhecimento às comunidades.

Projetos habitacionais no portal

Projeto apresentado pela vereadora Sandra Wagner (PSB) prevê obrigatoriedade da publicação, no Portal de Transparência do Município, das informações referentes os programas habitacionais de Venâncio Aires, em especial a listagem das pessoas contempladas, seja com recursos próprios, do Estado ou da União. Ela também defende a criação de um canal para que o Executivo possa acolher possíveis denúncias relacionadas aos processos. A intenção é garantir os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, bem como “evitar que pessoas se aproveitem do programa sem necessidade e acabem tirando oportunidade de quem mais precisa ter o seu lar”.

Vereadora pretende proibir fogos

Luciana Scheibler (PDT) apresentou projeto que defende a proibição da queima e soltura de fogos de artifício de estampido, artigos explosivos e qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso em Venâncio Aires. Na justificativa, a vereadora destaca que os fogos de artifício são os responsáveis pelos mais diversos tipos de acidentes, causando lesões, mutilações, deficiências e, muitas vezes, levando à morte. Segundo ela, as explosões são responsáveis, também, por causar excessiva perturbação aos idosos, crianças, autistas e animais. “O objetivo desta proposta é valorizar a saúde e o bem-estar social para pessoas e animais, de forma ética, buscando alternativas eficazes para propiciar melhorias em nosso convívio, minimizando problemas de nossa realidade, respeitando o compromisso assumido com a comunidade e cumprindo com o papel de legisladora”, comenta a pedetista.

Rapidinhas

Em razão do feriadão de Carnaval, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires terá algumas alterações de horários nos próximos dias. A sessão semanal, que ocorre sempre nas segundas-feiras, será antecipada para quinta-feira, 8. às 19h. Para os dias 12 e 13, está instituído ponto facultativo na Casa do Povo. O expediente será retomado no dia 14, das 12h às 18h.

Para 2024, governo e oposição trocam de lugares no Plenário Vicente Schuck, palco das reuniões da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Parlamentares da base do governo estarão à esquerda de quem chega ao plenário e, os opositores, no lado contrário. A mudança foi uma determinação da nova presidente do Legislativo, Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil) e desagradou alguns colegas, pelo que soube.

Na retomada dos trabalhos do Legislativo, ontem à noite, não houve votação de projetos, apenas leitura dos que estão tramitando na Casa. Na quinta-feira, 8, em encontro antecipado, tudo indica que teremos os primeiros atritos entre situação e oposição, especialmente relacionados a projetos de revisão para o funcionalismo. Na quinta, trago as novidades de ontem e, no sábado, 10, a repercussão do encontro antecipado.

Contrariando algumas apostas de que optaria por se afastar da política, Helena da Rosa (MDB) pode aparecer como candidata à Câmara de Vereadores de Venâncio Aires em 2024. O partido quer que ela coloque o nome à disposição e ainda tenta acalmar os ânimos de André Puthin (MDB) para apresentar uma forte nominata à Casa do Povo. Atualmente, a legenda tem um único vereador eleito: Gilberto dos Santos.

Ainda não ouvi falar de possíveis surpresas para a eleição deste ano. Mas, como todos sabemos, elas sempre aparecem. Quem será o destaque desta vez?