O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), liderou na tarde de ontem uma surpresa do Município para as 52 famílias contempladas com as residências populares no bairro Battisti. Os beneficiados foram até o terreno onde as moradias estão sendo construídas e receberam a grande notícia: estavam diante dos imóveis que serão seus e para os quais poderão se mudar, muito provavelmente, antes do fim do ano. O colega Júnior Posselt, que fez a cobertura do ato, comentou que poucos contemplados conseguiram segurar as lágrimas. As histórias são semelhantes: dificuldades e pagamento de aluguel, situação que vai mudar a partir do momento que receberem as suas residências.

Jarbas e a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, ressaltaram as iniciativas habitacionais que estão sendo executadas na Capital Nacional do Chimarrão e que, além das 52 casas no bairro Battisti, também devem ser entregues antes do fim do ano os 112 apartamentos do Residencial Morada das Lavandas, que fica no bairro Aviação. O prefeito ainda destacou projetos habitacionais que estão em andamento nos bairros Brands e Santa Tecla, além de Vila Estância Nova, no interior do município, onde 72 moradias serão erguidas para contemplar famílias que perderam imóveis na catástrofe climática de 2024.

Incentivo para as agroindústrias

A vereadora Luciana Scheibler (PDT) apresentou ao Poder Executivo a sugestão para a criação do programa Venâncio + Agro. Segundo ela, a iniciativa tem como principal objetivo o estímulo à abertura de novas agroindústrias familiares e manutenção das já existentes, como forma de evitar o êxodo rural e incentivar que os negócios sejam passados de pais para filhos. De acordo com a parlamentar, o que mais se ouve nas visitas às mais diversas comunidades do interior, é que a fiscalização é “pouco orientativa e muito punitiva”. Além disso, destaca a dificuldade para adequação à legislação – que seria muito rigorosa -, em virtude da falta de recursos para que os produtores possam se estruturar. “Como existem diversos incentivos e possibilidades para o empreendedor da área urbana, é preciso oferecer o mesmo para quem está no campo”, defende Luciana.

Veículos atrapalham as ciclovias

Leitor da Folha do Mate e ouvinte da Terra FM enviou à redação uma mensagem pedindo para que os condutores de veículos respeitem as ciclovias disponíveis no município. A fonte diz que que gosta de usar as faixas destinadas aos ciclistas, mas seguidamente se depara com carros em pontos é proibido estacionar. Inclusive, encaminhou junto com o seu relato, uma imagem que mostra um veículo cometendo a infração. Aí fica complicado, né?.

Rapidinhas

O deputado estadual Airton Artus (PDT) divulgou, nas redes sociais, no fim da tarde de ontem, que os vales do Taquari e Rio Pardo serão contemplados com R$ 1,7 milhão do Governo do Estado para a área da cultura. Para Venâncio Aires, segundo o parlamentar, o valor do repasse é de R$ 150 mil.

Hoje tem lançamento da série audiovisual ‘Raízes da Bola’, um projeto da Rádio Terra 105.1 FM que tem por objetivo valorizar a história dos clubes que estiveram e ainda estão em atividades em Venâncio Aires. Serão, no total, 10 episódios, e primeiro estará disponível a partir das 19h desta terça-feira, 26. Pode ser acessado no Terra Play, no YouTube. Trechos também serão publicados no Instagram e Facebook. Matéria que está sendo publicada nesta mesma página traz as informações sobre a iniciativa.

Folha do Mate e Terra FM realizam quinta-feira, 27, mais um painel Gente & Negócios, projeto consolidado como um dos mais importantes quando o assunto são potencialidades de Venâncio Aires e região. Será na sede da AABB, das 11h às 13h, com o tema ‘Pesquisa e desenvolvimento: o papel das universidades além da formação profissional’. Participam o reitor da Unisc, Rafael Henn, a reitora da Univates, Evania Schneider, e o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa.

Um grande abraço para o amigo Tavinho Botelho, que dia desses me emocionou ao fazer comentário no programa Ritmos, da Terra FM. Eu sou fã dele e da atração, pois temos gostos semelhantes em relação à música. E saiba, Tavinho, que a recíproca é verdadeira. Tu é um cara gente boa demais.