Em 10 anos de Venâncio Aires, jamais tinha presenciado situação como a registrada na sessão de segunda-feira, 5, da Câmara de Vereadores. Aliás, é possível que o episódio tenha ocorrido pela primeira vez, pois ninguém soube dizer se, na história do Legislativo, algum parlamentar já tenha votado contra a ata da reunião anterior. A votação sempre é feita após a leitura do expediente e verificação de quórum, na primeira parte do encontro, já que a ata é o documento que ratifica tudo o que aconteceu em plenário, durantes as sessões ordinárias.
Pois bem. Este provável fato inédito se deu porque os vereadores de oposição – Sandra Silberschlag (PP), Ezequiel Stahl (PL), Jeferson Schwingel, o GP (PP), Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), e Diego Wolschick (PP) – não se conformam com o arquivamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Colchões, que tinha o objetivo de verificar a falta de 1.782 itens no Almoxarifado Municipal, situação que foi apontada pelo Controle Interno, durante conferência de patrimônio da Prefeitura.
A votação contra a ata foi a forma que a oposição encontrou de deixar claro que não está satisfeita com o arquivamento – aliás, falam em ‘engavetamento’. Proponente da CPI, Ezequiel Stahl garante que vai levar a discussão ao Ministério Público Federal (MPF), uma vez que os recursos para a aquisição dos colchões no período da catástrofe climática, no ano passado, são oriundos da Defesa Civil Nacional. Um assunto que estava ‘sepultado’, agora pode ser ‘exumado’. Embora o Executivo tenha enviado para a Câmara o relatório final da sindicância referente aos colchões, dizendo que não houve qualquer desvio, mas inconsistência de notas e troca de modelo, a oposição não desiste do cavalo de batalha.
Espaço chique para comunidade
Além do presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Dudu Luft (PDT), apenas outros três parlamentares se manifestaram de forma favorável ao investimento de aproximadamente R$ 50 mil no estande do Poder Legislativo na 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim): Alessandra Ludwig (PDT), Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) e Gerson Ruppenthal (PDT). Eles têm a mesma visão do presidente, no sentido de que o espaço será importante ponto para reuniões, encaminhamento de demandas e recepção da comunidade. Sandra Silberschlag (PP) afirmou que o local ficou “bonito, mas caro demais”. Quem soltou o verbo a respeito do valor foi Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que chamou Luft de “gastador” e ainda declarou que o presidente “está acostumado a fazer farra com o dinheiro público”.
Rapidinhas
Vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), teve moção de sua autoria aprovada, por unanimidade, na sessão de segunda-feira, 5, da Câmara. O destinatário é o governador Eduardo Leite (PSDB), com o pedido de instalação de uma Delegacia da Mulher em Venâncio Aires. De acordo com o parlamentar, a escalada dos casos de violência contra as mulheres no município justifica a instalação de uma delegacia especializada.
Vereador Alberto Sausen (Podemos) continua mobilizando a comunidade venâncio-airense para que aproveite a 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) para passar no estande da Câmara e responder à enquete proposta pelo Legislativo. A Casa do Povo está buscando junto aos participantes informações sobre onde deve ser construído o complexo de eventos que é pretendido pelas autoridades para em breve. As opções são o Parque do Chimarrão e o Parcão, no bairro Aviação.
Vereador Gerson Ruppenthal (PDT) pede mais consciência dos motoristas nos cruzamentos onde há rotatórias em Venâncio Aires. O parlamentar lembra que a preferência é de quem chega primeiro no local, e não dos condutores que trafegam pelas vias preferenciais. Ele teme que, com o aumento do desrespeito às regras de trânsito na Capital Nacional do Chimarrão, sejam registrados muitos acidentes nestas rotatórias.
A 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) vai de vento em popa. As diversas atrações oferecidas têm atraído muita gente para o Parque Municipal do Chimarrão. Hoje e amanhã, segue a programação, mas a ‘lotação máxima’ deve ser registrada no fim de semana. Acho que o show nacional do grupo Raça Negra vai ‘entupir’ o Parque de gente. Que assim seja.