D ia desses escrevi aqui neste espaço que a cúpula do Republicanos e todos os cargos em comissão (CCs) da sigla tinham participado de uma reunião com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Na pauta, entre outros assuntos, a possibilidade de o único vereador da legenda, Benildo Soares, ceder espaço para suplentes. Como Soares é o presidente da Câmara, isso só deve acontecer em 2023, se a previsão se confirmar. Mas, nos bastidores, já circula a informação de que Zé da Rosa, primeiro suplente do partido e atual secretário de Cultura e Esportes, pode ter um tempo no Legislativo.
Soares, por sua vez, assumiria a pasta. No entanto, também corre à boca pequena que ele teria oferecido a secretaria para pelo menos duas pessoas de outros partidos, políticos que acha que têm potencial para elevar o número de votos do Republicanos e colaborar com a sigla para, quem sabe, sonhar com a eleição de dois vereadores em 2024. O presidente da legenda é Mateus Figueiredo, coordenador da Junta de Serviço Militar (JSM), mas quem dá as cartas é Soares, que presidia o Republicanos antes de Figueiredo e deixou o comando por pressão dos filiados, que não estavam concordando totalmente com a forma que ele conduzia o partido. A tendência é de que tenhamos movimentos nos próximos meses.
Prefeitura age e evita manifesto
Os moradores da rua Manoel Leopoldo Ribeiro, localizada no bairro Macedo, fariam um protesto pacífico na manhã deste sábado, 13, em razão das precárias condições da via. A intenção era de fechar a rua e reivindicar melhorias, mas a manifestação foi cancelada ainda na manhã de sexta-feira, 12. Isso porque a Prefeitura, ao tomar conhecimento da demanda, direcionou máquinas, material e pessoal para providenciar as melhorias solicitadas.
Artus e Borgmann lançam livro
Está confirmado para a próxima quinta-feira, 18, o lançamento oficial do livro ‘Polo de Proteína Animal’, o novo segmento da economia de Venâncio Aires. O evento será realizado na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a partir das 18h30min, somente para convidados. A obra é o primeira do médico, ex-prefeito e candidato a deputado estadual Airton Artus e do jornalista Rui Borgmann. Trata da importância do consumo de alimentos à base de proteína e seus benefícios, e como a Capital do Chimarrão vem se estruturando para ser referência no setor. O município é o segundo no ranking estadual em abate de carne nos frigoríficos locais. A obra tem pouco mais de 100 páginas e está na gráfica para impressão.
Rapidinhas
• Os hospitais filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul já recorreram ao Governo do Estado na tentativa de obtenção de recursos para custeio da diferença de valores nas folhas de pagamento por conta do aumento do piso da Enfermagem. Em Venâncio Aires, por exemplo, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que também é responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), calcula um impacto mensal de R$ 210 mil com a medida. Se nenhum recurso extra for sinalizado, o déficit mensal da casa de saúde pode ser aproximar de R$ 1 milhão. Os profissionais merecem, é claro, mas vai ser difícil para a cúpula da instituição enfrentar a falta de recursos financeiros.
• Na quinta-feira, 11, à noite, tivemos reunião dos amigos da Folha do Mate e Rádio Terra FM, no Parque Municipal do Chimarrão. Além de confraternizar com os colegas, algo que eu prezo muito, descobri mais um leitor da coluna. O seu Asuir Silberschlag, nossa referência na empresa, contou que o irmão Ariosto Silberschlag aprecia os escritos deste espaço. Gosto de conhecer meus leitores e deixo um abraço para o seu Ariosto.
• Uma pena e muito triste, mas voltamos a registrar óbito em decorrência das complicações da Covid-10. A 147ª vítima do vírus é um senhor de 85 anos, que tinha comorbidades e havia recebido quatro doses da vacina.
• Os gremistas, no momento um pouco mais aliviados com a vice-liderança da Série B e a projeção favorável de retorno à elite do futebol nacional, não pouparam os colorados pela eliminação da Copa Sul-Americana, na noite de quinta-feira, 11, diante do Melgar, do Peru. Os gaúchos precisavam de uma vitória simples em casa, com mais de 40 mil torcedores, mas acabaram ficando no 0 a 0 e perderam a oportunidade de ir à semifinal nos pênaltis. É aquela coisa: tem época que a felicidade de uns é a desgraça dos outros. Triste momento do nosso futebol.