Tem sessão do Legislativo de Venâncio Aires nesta sexta-feira, 17, a partir das 17h. O encontro é antecipado – pois os vereadores têm de se reunir pelo menos quatro vezes no mês – e ocorre no Plenário Vicente Schuck. Na pauta, a votação das 182 emendas impositivas ao orçamento do ano que vem, apresentadas pelos vereadores e por suas bancadas. Com isso, a última reunião do ano ocorrerá na próxima segunda-feira, 20, quando será eleita a nova Mesa Diretora, que vai comandar a Casa do Povo em 2022. Benildo Soares (Republicanos) será o presidente, Gerson Ruppenthal (PDT) assumirá a vice-presidência e César Garcia (PDT) e Clécio Espíndola, o Galo (PTB), serão os secretários.

52 minutos de expediente

A leitura do Expediente, na sessão da Câmara de segunda-feira, 13, durou nada menos do que 52 minutos. Muito por conta de que estavam na lista 182 emendas impositivas ao orçamento de 2022. O responsável por informar tudo o que estava lá foi o vereador Gerson Ruppenthal (PDT), primeiro secretário da Mesa Diretora. Todos sabem que ele esteve internado, em estado gravíssimo, por muito tempo, em razão da Covid-19. Assim que encerrou a leitura, o presidente do Legislativo, Tiago Quintana (PDT), celebrou o restabelecimento completo do colega. “Tá bem de pulmão. Tá recuperado”, afirmou.

Sobrou até pra Berga

Sobrou até para a assessora de imprensa da Câmara, Fernanda Bergmann, a Berga, na sessão de segunda-feira, 13, durante o período das Comunicações. Primeiro, André Kaufmann (PTB) queria exibir um documento no telão, mas não conseguiu e largou: “Sempre dá problema com nós”. Mais tarde, Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), pediu para rodar um vídeo e, ao notar problemas técnicos, foi no mesmo caminho: “Tô querendo achar, extraoficialmente, que a Fernanda está boicotando a oposição”. As referências foram feitas pelo fato de que Fernanda ocupa cargo em comissão (CC) por indicação do PDT, partido ao qual é filiada. Os dois parlamentares, no entanto, assumiram tom de brincadeira após as manifestações.