Vira e mexe faço ‘previsões’ aqui sobre as discussões que devem ganhar notoriedade na política de Venâncio e, hoje, gostaria de dizer para a comunidade ficar atenta à sessão da Câmara de segunda-feira, 11. Se eu não estiver errado – e, pelas informações que recebi, creio que não estou -, a reunião semanal do Legislativo vai ser uma das mais ‘quentes’ dos últimos tempos. Teremos, provavelmente, debates muito acirrados e sobre temas diversos. Tem coisa que ficou guardada da sessão interiorizada e também repercussão de fatos da semana.
Estratégia frustrada
Por falar na sessão interiorizada de segunda-feira, 4, na Cabana São Judas Tadeu, no Grão-Pará, a ‘estratégia’ da oposição, de pedir vista de cinco dos sete projetos da Ordem do Dia, para garantir o período das Comunicações, não prosperou. Mesmo que a votação tenha sido encurtada, foram cinco tribunas livres, uma delas com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira (PDT), e o tempo voou. No fim do encontro, o presidente da Casa do Povo, Benildo Soares (Republicanos), disse que faria o período das Explicações Pessoais somente depois que o bolo em comemoração aos 50 anos da comunidade fosse cortado. Alguns vereadores não gostaram e alegaram que estavam tendo seu direito de manifestação ceifado e Soares, além de não voltar atrás, ainda decidiu encerrar a reunião. Ele chegou a convocar uma sessão extraordinária, que ocorreria ontem, no entanto mudou de ideia.
Saúde no olho do furacão
Entre os temas polêmicos da próxima sessão, a Saúde talvez seja o principal. Isso porque, há pelo menos dois dias, circulam nos grupos de WhatsApp imagens que evidenciam momentos de tensão em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) completamente lotada. Pacientes revoltados com a demora nas consultas médicas protestaram e os alvos foram os servidores. Ontem, em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM 105.1, o secretário de Saúde, Tiago Quintana, confirmou que a demanda foi muito acima do normal e garantiu que até o fim de semana serão anunciadas alternativas para evitar um novo episódio. Ao mesmo tempo, ele declarou que não vai admitir que “oportunistas políticos tentem potencializar a situação além do que realmente aconteceu”. O ‘recado’ do secretário teria sido agentes de oposição que, nos bastidores da política, especulavam sugerir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde na Câmara.
Bea e Nelson cidadãos
Beatriz e Nelson Colombelli vão receber títulos de Cidadãos de Venâncio Aires. A indicação é do comandante da Câmara, Benildo Soares (Republicanos). Mandou bem o presidente. Eles merecem e, certamente, ficarão muito felizes.