Durante a semana, correu o comentário extraoficial de que algumas pessoas estariam dispostas a mobilizar um feriado no dia 11 de maio, aniversário de Venâncio Aires, por conta da 16ª Festa Nacional do Chimarrão. A ideia seria trocar pelo Dia do Colono e Motorista (25 de julho), já que, neste ano, o 11 de maio não teria reflexos para o comércio em relação ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio. No entanto, nem o presidente da Fenachim, Vilmar de Oliveira, nem o prefeito Jarbas da Rosa, disseram ter conhecimento de tal intenção. Definido, mesmo, é que no dia 11 de maio não haverá cobrança de ingressos no Parque do Chimarrão. Isso, sim, confirmado por Vilmar de Oliveira.
PL deve ser o destino dos Moraes
Político de maior relevância do PTB na região, o ex-deputado federal Sérgio Moraes – que pode concorrer ao Senador em 2022, teria dado sinal verde para que os integrantes do partido comecem a encaminhar suas saídas. E, quem quiser seguir os Moraes – além de Sérgio, temos o deputado federal Marcelo e a deputada estadual Kelly -, deve ir para o PL. Se a informação se confirmar, pelo menos dois vereadores de Venâncio Aires podem seguir este caminho: André Kaufmann e Ezequiel Stahl. Além deles, o ex-vereador Arnildo Camara também deve migrar, já que é assessor de Marcelo Moraes nas regiões dos vales do Taquari e Rio Pardo. Entre os outros parlamentares do PTB, Clécio Espíndola, o Galo, deve ir para o PDT, e Renato Gollmann e Diego Wolschick podem engrossar as fileiras do Podemos, para onde foi o ex-vice-prefeito Celso Krämer. Este seria o cenário mais provável se as trocas tivessem que ocorrer este ano, mas vale lembrar que, no caso dos vereadores, a janela partidária só será aberta em abril. Quem sair antes disso perde o mandato.
Podemos terá candidato a federal
Por falar em Podemos, o presidente da comissão provisória do partido na Capital do Chimarrão, Diego Krämer, confirmou à coluna que, na próxima semana, será anunciado o nome de um pré-candidato da sigla a deputado federal. Celso Krämer, pai de Diego, já lançou sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa.
Terrenos e calçadas viram matagais
O que tem de pedido de providência, na Câmara de Vereadores, para limpeza de terrenos baldios pela cidade, é de chamar a atenção. Os parlamentares, obviamente, estão sendo demandados pela comunidade neste sebtido. Todo ano, especialmente nesta época, quando o sol e a chuva começam a se revezar com mais frequência e o matagal aparece, é uma enxurrada de solicitações. E, para concordar que muita gente não está nem aí com os imóveis, é só dar uma circulada pelos bairros e também pela região central. Grama alta durante um tempo é totalmente compreensível, mas mato tomando conta de terrenos e calçadas não dá para aceitar. É questão de conscientização.
Primeiro emprego, vales e uniformes
Sugestões da semana: César Garcia (PDT) indica a criação de um programa de incentivo ao primeiro emprego para jovens entre 16 e 29 anos; Renato Gollmann e Clécio Espíndola, o Galo, ambos do PTB, defendem que o vale-alimentação e o Vale-Feira sejam estendidos aos professores e monitores da Educação Infantil contratados emergencialmente, nos mesmos moldes dos demais servidores municipais; e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), quer que o Executivo inclua no próximo orçamento os valores necessários para fornecimento de uniformes escolares e calçados para alunos da educação básica.
Pagamento de horas extraordinárias
Nova polêmica? Resolução da Mesa Diretora da Câmara, que deve ser votada nas próximas sessões, ‘pré-autoriza o pagamento e horas extraordinárias ao servidor efetivo – motorista, quando em deslocamento a serviço da Câmara de Vereadores com o veículo oficial’. Ou seja, a intenção é ‘regularizar o pagamento do horário extraordinário desempenhado pelo servidor quando em viagem que perdure em horário que ultrapasse o expediente de trabalho da Câmara de Vereadores’. Os parlamentares estão analisando a proposta, mas já ouvi argumentos do tipo “pode compensar, pois é uma viagem aqui, outra ali”.
Rapidinhas
• Vereadora Sandra Wagner (PSB) estará licenciada da Câmara entre os dias 21 de março e 3 de abril, para que Jairo Bencke (PSB) permaneça no Legislativo pelo período de 30 dias. No momento, ele já está na Casa do Povo. Os primeiros 15 dias estão sendo cedidos pelo colega Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB).
• Teremos homenagens nas próximas sessões da Câmara. O Esporte Clube Cruzeiro será lembrado pela passagem dos 65 anos, por iniciativa de André Puthin (MDB). A Associação Esportiva e Cultural Fiel Tribo receberá distinção pelos 30 anos, por indicação de Benildo Soares (Republicanos). E a Won Comunicação Total será homenageada pelos 10 anos, por indicação de César Garcia (PDT).