A Rádio Terra FM 105.1 estreia hoje algumas novidades na grade de programação. O diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke, fará participação diária (a partir das 7h), no Chimarrão com Notícias, que é apresentado por Felipe Rosa, das 5h30min às 8h. Mais tarde, das 11h às 12h, a colega Letícia Wacholz comandará o Folha 105 – 1ª edição, uma nova atração e que prioriza a informação. Ela terá o suporte da redação integrada da Terra FM e Folha do Mate para fazer um programa dinâmico, com muita participação e de serviço para a audiência da emissora. Consumidor de notícias que sou, fico feliz pela ampliação do espaço jornalístico. Sucesso aos colegas.
Ataques ao tabaco repercutem
A campanha lançada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) contra a produção de tabaco ainda vai dar muito pano pra manga. Assim que a peça publicitária – que destaca a frase ‘plante comida, não plante tabaco’ – começou a circular, representantes de entidades ligadas ao setor e deputados estaduais e federais que defendem a cultura trataram de se manifestar publicamente. A principal justificativa é de que a cultura é o carro-chefe da economia de muitos municípios, como Venâncio Aires, por exemplo, e garante o sustento de milhares de famílias. A mais nova manifestação relacionada ao assunto é do vereador Diego Wolschick (PTB), que protocolou no Legislativo uma moção de repúdio à Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal. Segundo ele, “a propaganda paga pelos cofres públicos afirma que o tabaco destrói famílias brasileiras, ocupa áreas de produção de alimentos e agride o planeta”.
Wolschick também lamentou o fato de a campanha apresentar um vídeo no qual uma criança aparece tendo à sua frente um prato com cinzas e filtros de cigarro. “Cabe salientar que esse ataque aos produtores é descabido, pois graças aos pequenos agricultores é que muitas cidades se desenvolvem. Graças à produção, que geralmente é feita de forma familiar, o êxodo rural não é tão grande. O governo deveria estar preocupado em fomentar a agricultura, para assim aumentar a produção de alimentos e evitar o êxodo rural. Aliás, esse é um problema que tem sido pouco enfrentado pelos governos. É preciso mais investimentos para estancar este problema recorrente, e não ataques e uma cadeia produtiva, que gera impostos, renda e emprego”, justificou o parlamentar.
Rapidinhas
Associação Vôlei Venâncio (AVV) teve um fim de semana especial. No sábado, 10, a equipe feminina Adulta foi campeã da etapa da Liga Gaúcha, disputada em Paraíso do Sul. No domingo, 11, as meninas do Sub-14 foram vice-campeãs do 16º Festival Internacional de Estrela, uma das competições de base mais tradicionais do Brasil. Parabéns a todos os envolvidos.
Dos oito projetos que integravam a Ordem do Dia da sessão de ontem à noite da Câmara de Vereadores, cinco previam prorrogação de contratos temporários. Trago na edição de quinta-feira, 15, o resultado da votação e a repercussão do encontro semanal do Legislativo de Venâncio Aires.
Após ficar sabendo que a Prefeitura está com processo licitatório em andamento para a compra de um drone, o leitor Lindolfo Bohm entrou em contato com a Folha do Mate para dizer que não entende como prioridade o Município “vigiar os agricultores”. De acordo com ele, “para cuidar das estradas e limpar valetas, não precisa de drone”. O leitor encerrou sustentando que há outras formas para melhor aplicar os recursos públicos.
Vereadora Sandra Wagner (PSB) já protocolou requerimento de pedido de licença entre os dias 18 e 30 de junho, para tratar de assuntos de interesse particular. A saída dela complementa o período de um mês de oportunidade para o suplente Paulinho Tirelli (PSB). Neste momento, ele está no lugar de Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que retorna semana que vem.
Luciana Scheibler (PDT) está sugerindo que a Administração de Venâncio Aires faça o plantio de mudas de erva-mate no trevo de acesso à Capital Nacional do Chimarrão. “O motivo de indicar o plantio de erva-mate? Com ela é feita a bebida-símbolo da Fenachim, o nosso chimarrão”, justifica.
Tem gente especial de aniversário no dia de hoje, 13 de junho. Carlos Roberto Dickow (sim, eu sou o Júnior), meu pai, completa os 69 anos. Toda a felicidade hoje e sempre. Que possamos ter muitos anos de convivência em família. Te amo, pai!