Todos contra pedágio e pesagem

A divulgação da intenção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) de instalar um pedágio nas proximidades do trevo de acesso a Linha Travessa e Vila Palanque, na RSC-453, bastou para que os venâncio-airenses se levantassem contra a iniciativa. As manifestações tiveram início na Câmara de Vereadores, seguiram pela Prefeitura e se espalharam entre os cidadãos, todos indignados com a possibilidade. O Legislativo, aliás, tem mantido o tema como prioridade e promete um intenso trabalho para que a intenção da EGR – que em um futuro breve vai conceder a rodovia, com exigência de duplicação – não se concretize.

Além da preocupação com o pedágio – anunciado no modelo free flow -, outra situação tem tirado o sono dos políticos, especialmente, que sofrem cobranças da comunidade. A Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, responsável pela administração da RSC-287, pretende instalar uma balança de pesagem junto ao pedágio localizado em Vila Arlindo. Se isso acontecer, o temor é que veículos com sobrecarga busquem desvios nas proximidades. E, como o Município recentemente confirmou que vai asfaltar o acesso a Vila Arlindo, já se comenta sobre possível redução da vida útil da pavimentação. As duas questões devem se manter ‘vivas’ por um bom tempo e os representantes já estão em movimento.

Marasca segue na cena política

Logo que saiu derrotado das urnas no ano passado, na disputa pela Prefeitura de Venâncio Aires, ficou a dúvida sobre a continuidade de Maciel Marasca (PP) na política. E, ao que tudo indica, ganhou quem apostou que o empresário não vai desistir de chegar ao comando do Poder Executivo. Ele retomou a liderança do partido, acompanha as reuniões da Câmara de Vereadores e segue marcando presença em vários eventos, especialmente aqueles que têm relação com a política local. Marasca dá pinta de que, embora tenha perdido a eleição de estreia, vai intensificar o trabalho para se eleger prefeito da Capital do Chimarrão em 2028.

Os aliados do empresário, que tiveram um momento de euforia no pleito de 2024 – quando a candidatura dele ao lado de Alexandre Wickert (PL) cresceu nas pesquisas – e se frustraram com a derrota, voltaram a se animar e continuam dando suporte ao progressista. O PL segue fiel e a expectativa é de que outros partidos se aproximem do político de direita na próxima eleição. Falta muito tempo, é verdade, mas quem orbita no meio sabe que política se faz todos os dias. Marasca tem consciência de que o páreo não é fácil, pois o PDT, hoje com apoio de MDB, Republicanos e PSD, tem nomes fortes, mas está convicto de que pode chegar lá.

Rapidinhas

“Perdeu completamente a vergonha na cara, se é que ainda tinha alguma”. A frase é do vereador Ezequiel Stahl (PL), endereçada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em virtude de Lula ter relacionado o déficit das contas públicas com a histórica catástrofe climática registrada em maio do ano passado em todo o Rio Grande do Sul.

Vereador Gerson Ruppenthal (PDT) disse, na tribuna da Câmara, na sessão de segunda-feira, 3, que ficou surpreso com a quantidade de lixo acumulado nas imediações do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e da Igreja Matriz, na região central de Venâncio Aires. Ele esteve no HSSM com frequência, recentemente, acompanhando a mãe, que estava internada e faleceu. “Pouca vergonha. Falta de consciência”, criticou Ruppenthal.

Se tem um setor da Prefeitura que está sempre bem na foto, sem qualquer crítica, é o de Eletrificação, que faz parte da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp). Além da comunidade, que reconhece o trabalho de colocação de iluminação de LED, os políticos – de situação e de oposição – também demonstram extrema satisfação com os servidores. Na Câmara de Vereadores, vira e mexe, o setor é elogiado por atender as solicitações encaminhadas. Pena quem nem todos são assim.

Na edição de hoje estou retomando a publicação da coluna, depois de duas semanas de férias. Desta vez, consegui aproveitar bastante e descansar. Agora, é a arrancada para o ano de trabalho. Desde já, fico à disposição dos leitores da Folha do Mate e ouvintes da Rádio Terra FM 105.1 que quiserem repassar demandas que precisem chegar às nossas autoridades.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido