Matéria do colega Alvaro Pegoraro, publicada na edição desta sexta-feira, 4, da Folha do Mate, traz à reflexão um assunto extremamente importante: os riscos do trevo de acesso a Venâncio Aires, na RSC-287. Já passou da hora da adoção de uma medida que, pelo menos, reduza a possibilidade de ocorrências de acidentes no local. Fonte principal da notícia, o vereador Nelsoir Battisti (PSD), que com frequência aborda o tema na tribuna da Câmara, sugere uma rótula fechada no ponto, o que obrigaria os condutores a tirarem o pé do acelerador. O mesmo defende o sargento Railander Negrini, do Pelotão Rodoviário de Santa Cruz do Sul, que inclusive já mandou ofício para a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) solicitando a providência. Chega um momento em que temos a nítida sensação de que estamos reféns de quem não tem conhecimento da situação, pois quem sabe o que tem acontecido no acesso à Capital Nacional do Chimarrão autorizaria alguma ação, na hora, para o ponto. Só para constar: o sargento Negrini lembra que o trecho entre os quilômetros 78 e 82 é o mais problemático da corporação. Não precisa dizer mais nada, basta as autoridades deixarem de ser omissas em relação a tudo que vem acontecendo. Quantos feridos e mortos ainda teremos que contabilizar?
SEGURANÇA PÚBLICA
A Administração de Venâncio Aires está acelerando o processo de implementação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que terá à frente o atual coordenador do Departamento de Trânsito e da Defesa Civil, Dário Martins. A intenção é de que antes do fim deste mês uma solenidade seja realizada para uma espécie de posse de Martins, mas ainda há muita água para passar embaixo desta ponte. O projeto de lei que pede autorização para a contratação de empréstimo junto ao Badesul no valor de R$ 1 milhão – e que tem um ‘gatilho’ para financiamento de mais R$ 1 milhão -, para ações relacionadas à nova pasta, foi baixado na Câmara de Vereadores. O prefeito Giovane Wickert (PSB) tem convicção acerca do funcionamento da secretaria, mas há quem entenda que a medida servirá para ‘inchar’ o organograma público.
QUARTAS DO REGIONAL
Neste domingo, Assespe e Flor de Maio começam a disputa por vagas na semifinal do Regional da Aslivata. O time de Grão-Pará enfrenta o Santo André, em Lajeado, clube de melhor campanha na competição até agora. Já a equipe de Linha Travessa mede forças com o Cruzeiro, de Vespasiano Corrêa, também fora de casa. Os times de Venâncio Aires têm o duelo decisivo em seus domínios, no fim de semana seguinte. É boa a chance de termos duas equipes locais entre os quatro melhores da competição. O Flor de Maio vem fazendo campanha mais sólida, mas a Assespe cresceu nos últimos jogos, quando eliminou o Fluminense, de Mato Leitão.
FOLHA DO MATE, 47 ANOS
Neste domingo, 6, a Folha do Mate completa 47 anos de atuação em Venâncio Aires e região. Vida longa a este veículo de comunicação, que mantém a parceria com a comunidade e tem compromisso com a informação imparcial e de qualidade.