Estamos a um ano das eleições municipais de 2020. O pleito ocorrerá no primeiro domingo de outubro do ano que vem, justamente no dia 4. Fosse hoje, a eleição majoritária colocaria frente a frente, certamente, Giovane Wickert (PSB)/Celso Krämer (PTB) e Jarbas da Rosa (PDT) com um vice do PSDB, além de uma provável candidatura do PT, talvez uma repetição de César Schumacher. A não ser que um novo cenário se apresente – como por exemplo o surgimento de um nome do MDB para a corrida à Prefeitura -, as opções não devem ser muito diferentes das que estão colocadas atualmente.
CORRIDA PARA CÂMARA
Ainda falando em eleição, tenho impressão de que a disputa pela 15 cadeiras será muito acirrada. Agora, já com cinco anos de Venâncio Aires e a experiência de três pleitos – dois gerais, em 2014 e 2018, e um municipal, em 2016 -, consigo fazer uma análise mais fiel, digamos assim, dos cenários e possibilidades políticas. Além das surpresas, que sempre aparecem, temos vários nomes conhecidos no páreo. Com o fim das coligações proporcionais, cada partido precisa correr atrás dos seus próprios votos e, acredito, todos os candidatos vão trabalhar mais do que em outros anos.
SESSÕES INTERIORIZADAS
As próximas três sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires serão interiorizadas. Nesta segunda-feira, 7, a comunidade de Picada Nova recebe o encontro semanal do Legislativo. No dia 14, a reunião será em Vila Deodoro e, no dia 21, em Linha Marmeleiro. O presidente Eduardo Kappel (PL) resolveu acelerar as sessões nos distritos para garantir que todos sejam contemplados com pelo menos um visita da Câmara até o fim do ano. Já foram realizadas sessões em Vila Mariante, Linha Andréas, Vila Arlindo e Centro Linha Brasil.
GRÊMIO IRRECONHECÍVEL
O primeiro tempo do Grêmio diante do Flamengo foi extremamente frustante, na quarta-feira, 2, no jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores da América. Tive levado três ou quatro gols, não seria nada demais, e o sonho do tetracampeonato estaria sepultado. Como o Rubro-Negro não aproveitou a oportunidade e o duelo acabou empatado em 1 a 1, o Tricolor tem a chance de mostrar que não é o time medíocre que entrou em campo na Arena, em Porto Alegre. Renato Portaluppi e seus comandados terão de buscar forças sei lá de onde para bater o Flamengo no Maracanã, no dia 23, e avançar à decisão da principal competição sul-americana.