O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), vai mesmo dar um ‘peitaço’ e autorizar a abertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Ele confirmou que o Município vai bancar a diferença de valores para o funcionamento. “Recebi ligação da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, que me disse que a demanda está crescendo e a abertura da nossa UTI Pediátrica é muito importante. De qualquer forma, sempre que falta dinheiro no hospital, é a Prefeitura que socorre”, comentou.
Jarbas não disse se Arita fez alguma promessa no sentido de auxiliar o Município em caso de desequilíbrio, que é o que assombra a diretoria do HSSM, uma vez que a casa de saúde já enfrenta grave crise financeira. Durante a semana, o administrador do hospital, Luís Fernando Siqueira, afirmou, em entrevista a um veículo da região, que o sonho da UTI Pediátrica está virando um pesadelo, visto que não era encontrada uma forma de custear o setor. O presidente Juliano Angnes também demonstra apreensão em relação ao tema e, além disso, tenta confirmar um sucessor.
Apesar dos pesares, fato é que o prefeito autorizou o HSSM a montar a equipe médica e pretende colocar a UTI Pediátrica em funcionamento ainda este mês. Enquanto não encontrar outra forma de custeio, o Município deve aportar R$ 300 mil, em média, mensalmente, para garantir os serviços, que são regulados pelo Governo do Estado. Ou seja, qualquer paciente do Rio Grande do Sul que necessite de internação poderá ser trazido para cá. Que dê tudo certo e todos ganhem.
Kaufmann se distancia de PP e PL
O vereador André Kaufmann (eleito pelo PTB), está um pouco mais distante do Progressistas (PP) e do Partido Liberal (PL). Ele, que vem sendo cogitado para, talvez, disputar a eleição majoritária no ano que vem – como cabeça de chapa ou candidato a vice-prefeito, dependendo da conjuntura -, até engatou conversas com as legendas e vinha participando de encontros, mas a relação esfriou. Segundo apurou a coluna, a análise do parlamentar é de que as siglas não estão se preocupando em atrair articuladores políticos com experiência, o que seria imprescindível para a costura de alianças que permitam sonhar com a vitória. Vale ressaltar que, recentemente, Maciel Marasca e Alexandre Wickert se filiaram ao PP e ao PL, respectivamente, e os dois devem ser presidentes dos partidos. Abril do ano que vem é o prazo da janela para quem quer mudar de legenda, caso de André Kaufmann, por exemplo.
Rapidinhas
O presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Gerson Ruppenthal (PDT), confirmou que a sessão do dia 29 de maio será interiorizada. A comunidade de Vila Deodoro vai receber os parlamentares, a partir das 19h.
“Já disse para a secretária Deizimara (Souza, de Planejamento e Urbanismo) encaminhar o projeto dos sete quilômetros que faltam para a 422, entre a Madeireira Haas e a Santinha. Dinheiro não temos, mas vamos atrás”. Foi o que disse o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), durante a inaguração de pavimentação em Vila Deodoro, na tarde desta sexta-feira, 12. Foi aplaudido, claro.
A saga da Prefeitura em busca do número mínimo de habitantes para garantir a permanência do coeficiente de 2,6 no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) continua. A última atualização dá conta de que ainda são necessários 616 moradores para que o total chegue a 71.317, número que garantiria o coeficientes da Capital Nacional do Chimarrão inalterado, ou seja, sem queda para 2,4. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, nos dados preliminares do Censo, que Venâncio teria 68.444 habitantes. O Município pode perder R$ 4,5 milhões de repasses em um ano.
Na quarta-feira, 10, teve estreia no programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM 105.1. A nova integrante da atração é a colega e esposa Cassiane Rodrigues. Desejo muito sucesso à minha companheira de vida nesta nova jornada. Capacidade tem de sobra.
Um feliz Dia das Mães a todas as nossas maravilhosas mulheres!