Vem de Porto Alegre, mais precisamente do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), uma das grandes notícias para Venâncio Aires neste ano de 2022. O diretor-geral da autarquia, Luciano Faustino, garantiu a previsão de recursos, no orçamento de 2023 do Governo do Estado, para o recapeamento total da VRS-816, entre Grão-Pará e Vila Palanque. A promessa foi feita durante a visita de uma comitiva da Capital Nacional do Chimarrão, composta pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT), vice-prefeita Izaura Landim (MDB) e vereador Ricardo Landim (União Brasil). A intermediação da audiência foi do deputado estadual Juvir Costella (MDB), que recentemente deixou a função de secretário estadual de Logística e Transportes.

A informação, obviamente, encheu Jarbas, Izaura e Ricardo de esperança, até porque, nos últimos anos, a 816 tem sido uma dor de cabeça para as autoridades. É de competência do Estado, mas vira e mexe o Município se obriga a contribuir, sob pena de ver a situação ainda mais calamitosa. Neste momento, aliás, vigora um convênio assinado entre a Prefeitura e o Daer no sentido de colaboração para a manutenção da estrada. As operações tapa-buracos seguirão, como forma de evitar mais desgaste e riscos aos usuários. Emergencialmente, o Daer promete melhorar o trecho de seis quilômetros entre o monumento do Grão-Pará e o trevo de Linha Travessa e Vila Palanque, no entroncamento com a RSC-453. Tomara que não seja promessa de período pré-eleitoral.

Caso o recapeamento total da VRS-816 se confirme, o Município terá uma decisão a tomar: fica ou não com a responsabilidade pela rodovia? A municipalização é tema frequente na Prefeitura e na Câmara de Vereadores, e a maioria das opiniões converge neste sentido. Mas, provavelmente, não será Jarbas da Rosa o prefeito a decidir isso, a não ser que concorra à reeleição e tenha sucesso. Fato é que, pela primeira vez em muito tempo, temos uma luz no fim do túnel da 816. Fiquemos vigilantes, como disse o prefeito, pois as oportunidades surgem e precisam ser aproveitadas. E continuemos a articular politicamente junto a quem se dispõe a nos representar, como destacou a vice-prefeita Izaura. Se a obra sair mesmo do papel será, para todos nós, a concretização de um sonho.

Asfalto e progresso andam juntos

Com a informação em relação à VRS-816, Venâncio Aires tem mais uma possível frente de trabalho em estradas. Recentemente, foi autorizado o reinício da pavimentação na ERS-244, que leva até Vale Verde. Há serviços sendo realizados na ERS-422, na avenida Ruperti Filho (acesso secundário ao Parque do Chimarrão) e alguns outros pontos, bem como trâmites para os projetos da Estrada Velha e acesso ao Frigorífico Boi Gaúcho (Vila Mariante). Todas estas obras de infraestrutura serão somadas à duplicação da RSC-287 e as melhorias na RSC-453. Na 287, principalmente, creio que veremos o desenvolvimento a passos largos, com a instalação de uma série de empreendimentos, dos mais diversos segmentos. Seria interessante pensar no Distrito Industrial de Vila Estância Nova, porque os pedidos de área já estão acontecendo e devem aumentar consideravelmente nos próximos anos.

Rapidinhas

• A vereadora Luciana Scheibler (PDT) deve ficar sem a metade do salário referente ao mês de julho. Isso porque não justificou ausência em uma sessão e o presidente do Legislativo, Benildo Soares (Republicanos), não tem como validar a participação on-line da parlamentar na reunião de quarta-feira da semana passada, dia 20. Nos bastidores da Câmara, corre à boca pequena que integrantes da oposição acompanharam a situação de perto para garantir a efetivação do desconto. A coluna fez contato com a vereadora, que não respondeu até o fechamento desta edição.

• Beira Rio, Stock Center Zaffari, Mor, Volpi, Languiru, Axten Venâncio Aires (hotel), Rede Polo e outras empresas e empreendimentos passam a fazer parte do dia a dia de Venâncio Aires. Além disso, comenta-se sobre a instalação de uma indústria do setor metalmecânico por aqui e a procura de uma área de 100 hectares por outros investidores. A Capital Nacional do Chimarrão passa por um período de plantio, que deve ser bem feito para render bons frutos.

• Se conseguir melhorar as condições das estradas do interior e resolver os problemas que têm se apresentado na área da saúde, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) encerrará 2022 com um saldo positivo junto à comunidade.