Tudo certo, minha gente? Se foram os 15 dias de descanso e chegou a hora de retomar as atividades no jornal Folha do Mate e na rádio Terra FM 105.1. Depois de muitos anos na profissão de jornalista, consegui me acostumar com um ‘desligamento’ de até duas semanas. Mais do que isso a mão já começa a coçar de ‘saudade’ do teclado do computador. Portanto, vamos a 2022, um ano em que teremos eleições e muitos outros importantes fatos para cobrir.

Briga na rua

Nas férias, notei que a ‘notícia’ de maior repercussão referente a Venâncio Aires foi o envolvimento do vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), em uma briga na rua. Fotos dos ferimentos do parlamentar, bem como áudios – dele e do desafeto, Rodrigo de Moraes Machado, servidor público municipal lotado no Parque Municipal do Chimarrão – circularam aos montes nos grupos de WhatsApp, e com uma velocidade impressionante. É aquela velha história: pessoa pública envolvida em episódio desagradável sempre dá muito ibope.

Leite em Venâncio

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), estará hoje em Venâncio Aires para dar início ao processo de implementação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Além disso, é possível que ele vá conferir as obras do asfalto de Linha Sapé. E também se espera que o governador prove o saboroso pastel do Bastião, já que vai chegar à tarde e terá passado da hora da tradicional galinhada. Leite alterou a sua agenda para poder estar na Capital Nacional do Chimarrão neste feriado do padroeiro. E não será surpresa se anunciar alguma novidade. Especula-se, por exemplo, algo a respeito da ERS-244, rodovia que liga Venâncio Aires e Vale Verde e que as lideranças regionais querem ver asfaltada. Só a vinda já é importante, mas se vier ‘presente’ aí, melhor ainda.

Sobrecarga na UPA

O secretário de Saúde, Tiago Quintana (PDT), prepara um projeto para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) neste período de explosão de casos de coronavírus em virtude da variante Ômicron. Ele acredita que as informações serão tornadas públicas já nesta sexta-feira, 21, na retomada dos trabalhos após o feriado de São Sebastião Mártir. Quintana está preocupado com a elevação do número de casos de Covid-19 e promete buscar alternativas para amenizar os impactos da velocidade da transmissão. Ontem, foram registradas 250 novas infecções na Capital do Chimarrão, número recorde para um único dia desde o início da pandemia, em abril de 2020.

Galo é Artus

O vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), não esconde de ninguém que vai fazer campanha para Airton Artus (PDT) se eleger deputado estadual. Ele comentou que tem bons contatos em Cachoeira do Sul, minha terra natal, e quer capitalizar apoio lá para Artus. O genro do ex-prefeito, Fabio Schneider, também é natural de Cachoeira. Jogamos vôlei juntos na Sociedade Rio Branco, na adolescência.