Os vereadores de oposição bateram forte em dois assuntos na sessão da Câmara de segunda-feira, 18: a aquisição de um veículo para a Secretaria de Educação, no valor de R$ 250 mil, e também a remodelação do Gabinete do Prefeito. André Kaufmann (PTB) contestou o preço da camioneta que será comprada e classificou a reforma do gabinete como “um projeto faraônico”. Diego Wolschick (PTB) afirmou que, por este valor, “isso não é uma camioneta, mas um avião supersônico ou um foguete”, acrescentando que, em relação ao gabinete, “será um projeto estrondoso, digno de cenário de novela das nove”. Elígio Weschelnfelder, o Muchila (PSB), ressaltou que os vereadores hoje de situação, em um passado não muito distante, criticaram muito o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) pela compra de um automóvel Chevrolet Cruze.
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) tomou conhecimento das provocações e, à coluna, disse na tarde de ontem que, “na verdade, quem critica não conhece a realidade e a necessidade da Secretaria de Educação”. Ainda segundo ele, “os parlamentares que tentam polemizar não sabe onde ficam as escolas, não sabem onde os alunos do interior mais longínquo de Venâncio Aires moram, onde necessita de veículos adequados para o transporte dos funcionários e também de material usado nas escolas, roçadeiras e equipamentos”. O chefe do Executivo salientou que o veículo com GPS faz o mapeamento da rota escolar. “É algo que todo ano tem que fazer, desde a casa de cada novo estudante para poder ter o registro de preços. Nos últimos anos, a Secretaria de Educação vem pedindo emprestado camionetas 4×4, de cabine dupla, de outras secretarias. Então, precisamos ter um veículo em condições, melhor que a Livina, que está indo para leilão, porque foi sucateada no governo anterior e não recebeu a devida manutenção”, rebateu o gestor.
Em relação à reforma do seu gabinete, Jarbas afirmou que “não tem nada, não foi feito nada”. De acordo com ele, “o que tem é um projeto que uma equipe de arquitetos fez, em forma de doação para a Prefeitura de Venâncio Aires, como forma de divulgar o trabalho deles”. “Vamos analisar o projeto, que aliás, ficou muito bonito, e adequar para a realidade pública. Muita coisa permanece. Temos muito trabalho para fazer e não podemos ficar perdendo tempo respondendo, a toda hora, estes assuntos sem fundamento”, concluiu.
Quintana e Muchila trocam farpas na Câmara
Que o presidente da Câmara, Tiago Quintana (PDT) e o vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), são desafetos políticos, não é novidade para ninguém. No entanto, as rusgas entre os dois vêm aumentando significamente nos últimos tempos, a ponto de que em quase todas as sessões eles troquem farpas, sobre os mais diversos assuntos. Os temas polêmicos da atualidade são o fim da licença-prêmio para os novos servidores públicos municipais e o fato de o Legislativo ter dois assessores jurídicos nomeados.
Isso sem contar os vários momentos de debate entre ambos, já que Quintana defende o governo do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e Muchila é um crítico contumaz da atual Administração. Na sessão de segunda-feira, 18, o pedetista chegou a largar um “sai do meu colo, Muchila”. O socialista disse que o presidente passou do tempo, “com um linguajar chulo”. Uma ‘briga’ que vai longe, pois pelo que parece, nenhum dos dois está disposto a parar. Fica fácil até de prever quando teremos um novo round: na próxima sessão da Câmara, na segunda-feira, 25, que é quando os parlamentares voltarão a se encontrar. Teremos novos capítulos.
Rapidinhas
• Vereador André Kaufmann (PTB) está encaminhando um pedido de providências sobre quantas máquinas da Prefeitura estão paradas, há quanto tempo e por quais motivos. De acordo com ele, “já se vão 10 meses de governo e não tem mais desculpa para a situação precária das estradas do nosso interior”.
• Professores e médicos foram lembrados pelos parlamentares em seus pronunciamentos, na sessão de segunda-feira, 18, pela passagem das suas datas, nos dias 15 e 18 de outubro, respectivamente. Em relação aos professores, destacaram os ensinamentos e, sobre os médicos, a capacidade que têm de salvar vidas.
• Informação levada pelo vereador César Garcia (PDT) à tribuna da Câmara, no encontro de segunda-feira, 18: “Fiz uma pesquisa rápida e, levando em consideração só o que achei na internet, foram pelo menos 10 acidentes de trânsito envolvendo cavalos soltos nas vias de Venâncio Aires”. A última ocorrência, aliás, foi registrada na sexta-feira, dia 15.
• Um abraço para a Ivete Zenaide Pires, moradora do Centro, leitora assídua deste espaço. Quem me contou foi a filha dela, a Carina Pires, que fornece morangos fresquinhos para a minha filha, a Lívia. Muito obrigado pela preferência, minha amiga Zenaide!