Não sei se é impressão minha, mas parece que Venâncio Aires vem recebendo mais candidatos a cargos eletivos neste ano do que na campanha de 2018. Muita gente marcando agenda aqui na Folha do Mate e Terra FM, já que adotamos como critério, para registro no jornal e participação gravada na emissora, a visita aos dois veículos de comunicação. Chama a atenção que o maior número de candidatos está em busca de uma vaga na Câmara, em Brasília. Os que concorrem a uma cadeira na Assembleia Legislativa também ‘batem ponto’, mas em número menor.
Isso, provavelmente, é reflexo das candidaturas locais. Silvia Schirrmann (Podemos) é a única candidata de Venâncio Aires a deputada federal. Com isso, fora o Podemos e apoiadores voluntários, os demais partidos abrem espaço para nomes de fora da Capital Nacional do Chimarrão. Heitor Schuch (PSB) e Marcelo Moraes (PL), que neste ano buscam a reeleição, costumam ser bem votados aqui em Venâncio Aires. E são dois políticos que têm por hábito retribuir com muitas emendas.
Já os postulantes ao Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, devem estar, de certa forma, ‘intimidados’ pelos três nomes locais que temos nesta eleição: Airton Artus (PDT), Celso Krämer (Podemos) e Giovane Wickert (PSB). Juntos, talvez façam entre 60% e 70% dos votos válidos para deputado estadual. Quem está nesta ‘corrida’ sabe que, onde há muitos ‘nativos’, a coisa fica mais complicada para conseguir alguns votos. Mas, logicamente, alguma parcela vai se dividir entre outros nomes, pois cada partido tem compromissos políticos definidos e não pode ‘roer a corda’.
Assoeva cai de pé na Liga Futsal
Um pecado o que aconteceu com a Assoeva diante do Cascavel, no Paraná, no domingo, 18. Embora estivesse jogando fora de casa, contra o atual campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF), a equipe de Venâncio Aires adotou a postura correta e podia tranquilamente ter evitado a eliminação precoce da competição, ainda nas oitavas. O segundo gol do time adversário foi um ‘achado’, em uma breve desatenção do sistema defensivo da Assoeva, que esteve muito bem na maior parte do duelo. O terceiro gol do tempo normal nem dá para levar em consideração, pois foi reflexo da tentativa desesperada de busca pelo empate, que garantiria a classificação às oitavas ao clube de Venâncio Aires.
A vaga podia ter sido alcançada nos 40 minutos. Na prorrogação, o Cascavel foi melhor, mas ainda assim contou com uma falha da Assoeva para marcar o único gol. O grupo comandado por Fernando Malafaia, que já era reduzido, sofreu demais com as baixas dos últimos tempos. Agora, a equipe vai cumprir os compromissos pelo Estadual. Apesar da eliminação, o clube da Capital Nacional do Chimarrão sai da LNF de cabeça erguida. Fez bem mais do que a maioria dos torcedores apostavam no início da atual temporada. Que tenhamos mais sorte no Gauchão e o clube consiga se reestruturar para seguir em atividade em 2023, já que todos têm conhecimento de que a situação financeira não é das melhores.
Rapidinhas
• “O Airton vai se eleger”. A afirmação é do prefeito Jarbas da Rosa (PDT). De acordo com ele, a campanha a deputado estadual do ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT), ganhou muita força nas últimas semanas, tanto na Capital Nacional do Chimarrão, quanto nos municípios da região. Além disso, segundo o chefe do Executivo, o PDT estadual está apostando em Artus como liderança consolidada e que deve fazer votação suficiente para garantir uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Já bateu na trave, na última eleição. Agora vai”, completou o prefeito.
• Os candidatos a deputado estadual e federal pelo Podemos de Venâncio Aires, Celso Krämer e Silvia Schirrmann, respectivamente, têm estratégias diferentes para atingirem os seus objetivos nas eleições do dia 2 de outubro. Enquanto o ex-vice-prefeito aposta em uma votação significativa fora da Capital do Chimarrão – afirma ter visitado mais de 250 municípios até agora, em muitos deles entregando emendas parlamentares do gabinete do deputado federal Maurício Dziedrick (Podemos) -, Silvia, única candidata local a federal, conta com o eleitorado venâncio-airense para surpreender e chegar à Câmara dos Deputados.
• Giovane Wickert (PSB) vai rodar por dezenas de municípios do Rio Grande do Sul nestes últimos dias de campanha eleitoral. A intenção, conforme a coordenação de campanha, é confirmar apoiadores que, em visitas anteriores, se prontificaram a trabalhar para que o ex-prefeito de Venâncio Aires conquiste uma das 55 vagas no Palácio Farroupilha. As agendas estão divididas por região e, enquanto ele dá a ‘última passada’ em outras cidades, na Capital do Chimarrão os seus apoiadores fazem a divulgação.