A VRS-816 não sai da pauta. As péssimas condições da rodovia motivam manifestações diárias de usuários e autoridades, mas ainda não há uma certeza sobre o recapeamento. E, como nas últimas colunas abordei bastante sobre o assunto, recebi contatos de algumas pessoas. Assessor do deputado estadual Airton Artus (PDT), Cristiano Kaufmann – leitor assíduo deste espaço – lembra que a VRS-816 está sempre no radar do parlamentar, bem como entre as prioridades do Município, com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice Izaura Landim (MDB).
Kaufmann diz ainda que Artus tem mantido contato com o diretor do Daer, Luciano Faustino, e com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, “sem contar as inúmeras agendas com o chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, e o próprio governador Eduardo Leite”. Ele acredita que o anúncio do recapeamento asfáltico da VRS-816 está perto de ser anunciado e destaca a importância da representatividade política em Porto Alegre, com Airton Artus na Assembleia Legislativa.
“Há muitos anos não tínhamos esta presença marcante e proximidade com as esferas decisórias. Esta estrada é de 1989 e só foi construída por conta da representatividade na época, tanto dos políticos locais como do deputado Gleno Scherer, que era presidente da Assembleia naquele ano”, comenta. Além de Kaufmann, outros leitores mandaram contribuições. Um deles questiona sobre a participação do Ministério Público e da Defensoria na questão, órgãos legitimados para mover ações e demandar o Governo do Estado. A Defensoria, por exemplo, recentemente botou o ‘dedo na moleira’ da Prefeitura, que teve que contratar pediatras.
Ofendidos, vereadores disparam
Os vereadores Ezequiel Stahl (PTB) e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), ambos formados em Direito, partiram para a ofensiva contra o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que na semana passada, na audiência pública sobre a onda de furtos em Venâncio Aires, afirmou que “não é por acaso que o Brasil tem mais faculdades de Direito, que é pra tirar os bandidos da cadeia, do que o mundo inteiro”.
Na sessão de segunda-feira, 14, os parlamentares afirmaram que o chefe do Executivo ofendeu os profissionais da área e precisa se retratar. “Avacalhou com os advogados. É o mesmo que dizer que o problema da saúde são os médicos”, comparou Stahl. Muchila cobrou, inclusive, que a subseção da OAB na Capital do Chimarrão se manifeste oficialmente a respeito do episódio. O socialista também declarou que “o jurídico da Prefeitura devia explicar ao prefeito que quem solta meliante é juiz de Direito, e não advogado”.
Rui Pires: problemas e soluções
A passagem do engenheiro de tráfego Rui Pires pela Câmara, na sessão de segunda-feira, 14, teve repercussão positiva. O profissional prendeu a atenção dos vereadores e de quem acompanhava a reunião, pois fez algo que poucos costumam fazer: falou não apenas sobre os problemas no trânsito de Venâncio Aires, mas também levou sugestões para a solução do que não vai bem.
Ao final da participação dele na tribuna, Renato Gollmann (PTB) – que foi quem solicitou sua presença no Legislativo – fez questão de alfinetar colegas que não eram a favor do pronunciamento de Pires. “Fizeram de tudo para tentar barrar a vinda dele”, disparou. Segundo apurou a coluna, o engenheiro de tráfego foi avisado sobre a possibilidade de ser colocado ‘contra a parede’ durante a explanação, mas saiu na frente. Disse quanto ganha pelos serviços que presta à Prefeitura (R$ 3 mil) e que vem uma vez por mês a Venâncio. Além disso, fica à disposição do Município pelo telefone e WhatsApp.
Rapidinhas
• Vereadora Sandra Wagner (PSB) divulgou, na sessão da Câmara de segunda-feira, 14, que a diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) foi informada de que a RSC-287 voltará a ter um Conselho de Usuários. A concessionária Rota de Santa Maria (Grupo Sacyr) está encaminhando a proposta e a Fetag deve indicar um conselheiro. Se confirmar a informação, é uma grande notícia, pois entidades e comunidades ao longo da rodovia terão chance de participação nas decisões, especialmente porque a duplicação vem aí.
• Covid volta à pauta. Há aumento de casos na Inglaterra, Dinamarca e Israel. Alguns especialistas ingleses já recomendam uso de máscara. Que não seja grave.