Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (Podemos) devem estar juntos na eleição de 2024. Só que, desta vez, apenas Wickert fará parte da chapa majoritária. Krämer não vai mais concorrer, mas é o presidente do seu partido e quer trabalhar como coordenador. Esta semana, contatei-os para falar sobre comentários que já circulam nos bastidores da política, dando conta que estarão do mesmo lado no ano que vem.
O ex-vice-prefeito afirmou que o Podemos está em período de construção de uma base sólida pensando, inicialmente, em chegar com força para a disputa da Câmara de Vereadores. Ele acredita que é possível repetir o que já fez no PTB, que em 2020 conquistou cinco cadeiras no Legislativo. “Pode ter certeza de que o Podemos será a primeira ou segunda força na Câmara de Venâncio Aires”, apostou. A respeito de Wickert e do PSB, confirmou que tem mantido contato. “Claro que converso com o Giovane. Temos sintonia e nos damos muito bem. Fizemos uma gestão juntos e só tenho coisas boas para falar dele”, disse.
O ex-prefeito também confirmou as tratativas políticas e, mais do que isso, abriu espaço para outras legendas, além do Podemos, que queiram se unir ao PSB. “Estamos conversando com todos aqueles que, independente de partido, acham que Venâncio Aires pode muito mais”, declarou. Wickert comentou ainda que tem sido bastante perguntado a respeito de uma candidatura em 2024 e deu sinais de que tem todo o interesse de concorrer mais uma vez. “Onde vou, as pessoas perguntam se vou concorrer a prefeito no ano que vem. Elas dizem que querem que eu volte e que estão com saudades. Também indagam sobre o vice”, revelou.
De acordo com o socialista, “há um desgaste muito grande do atual prefeito e, com isso, é natural que o PSB seja procurado por partidos para conversar”. Segundo ele, surgiram nomes de várias siglas como opção para uma dobradinha. “Posso te dizer que boas opções existem”, afirmou. Na opinião de Wickert, Venâncio Aires tem perdido espaço para Lajeado e Santa Cruz do Sul, o que traz prejuízos para a economia e perdas de oportunidades. “E tem muita gente querendo mudar essa realidade, pessoas que entendem que o novo é fazer melhor de novo”, complementou.
Tem novidade: ‘Fala, Vereador’
Tem novidade na área. É o projeto ‘Fala, Vereador’, criado pela equipe da Rádio Terra FM, em parceria com o jornal Folha do Mate, em alusão ao Dia do Vereador, comemorado em 1º de outubro. As entrevistas são realizadas no estúdio de podcasts, pelo jornalista e diretor da Terra FM, Daniel Heck, e serão disponibilizadas no canal Terra Play, no YouTube, bem como no programa Folha 105 – 2ª edição, na próxima semana, com o objetivo de valorizar o trabalho desenvolvido no Poder Legislativo e destacar a importância do vereador para a comunidade. Até o momento, parlamentares de Venâncio Aires e Passo do Sobrado aderiram à iniciativa.
• Operação Criança Feliz é o nome do evento que vai acontecer no dia 15 de outubro, em Vila Mariante, em comemoração ao Dia das Crianças. Brinquedos infláveis estarão disponíveis e várias atividades serão desenvolvidas com os pequenos, que também vão ganhar lanches. Tudo está sendo obtido por meio de doações e, quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelos telefones (51) 99648-7853, com Jéssica Viana, e (51) 99847-0753, com Júlia Schneider, que contam com um grupo de amigas voluntárias na organização. No próximo sábado, 30, será feita uma pastelada para arrecadar recursos que serão destinados ao custeio do evento. Informações podem ser obtidas no Instagram @criancafeliz.mariante.
• Ex-prefeito de Venâncio Aires e atual subsecretário estadual de Obras Públicas, Giovane Wickert (PSB) recebeu visita, nesta sexta-feira, 22, em Porto Alegre, do prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn (PSDB). Os dois e a secretária adjunta da pasta, Zilá Breitenbach (PSDB), trataram do projeto do novo Centro Administrativo da Cidade das Orquídeas. “Está aqui conosco a aprovação do projeto externo”, explicou Wickert.