A informação de que o ex-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), assumiu a Secretaria Estadual de Obras e Habitação por um mês – em substituição ao titular, José Stédile (PSB), que saiu de férias – foi uma das que mais repercutiu no fim de semana. Aqui neste espaço, escrevi que ele pode tentar destravar demandas relacionadas às escolas Monte das Tabocas e Adelina Konzen e, nos últimos dias, lembrei que a estada de Wickert no comando da pasta pode facilitar o encaminhamento de uma outra grande demanda da região: a retomada das obras na ERS-244, que liga a Capital Nacional do Chimarrão a Vale Verde. Lógico que ninguém ‘faz mágica’ em 30 dias, mas a questão da 244 já é antiga e foi retomada justamente pelo ex-prefeito, que inclusive deu prioridade ao assunto e o colocou como meta para capitalizar na eleição para deputado estadual do ano que vem. A obra da 244 demanda cerca de R$ 30 milhões e o Governo do Estado ventila permutar um horto localizado em São Jerônimo, na Região Carbonífera, com a empresa que detém o contrato, a Constutora Pelotense. É demanda que também depende de participação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e de outras secretarias estaduais, mas não custa dar uma ‘apertada’ no pessoal. Será que Wickert tem alguma carta na manga, relacionada a Venâncio Aires, para o período em que estará secretário?

Rapidinhas

• No Republicanos, todo mundo jura que não sabe de nada em relação ao partido ganhar uma secretaria em 2022. Os ‘cabeças’ do partido garantem que não foram acionados pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT), muito menos decidiram quem será o nome da sigla para a composição do primeiro escalão. Preferem esperar a oportunidade se confirmar, para saberem qual é a pasta, e só então definirem quem tem perfil para a secretaria.

• Venâncio Aires tem 8 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso. Ninguém sabe os motivos que levaram tanta gente a não voltar para completar o sistema vacinal. E agora já estamos indo para a dose de reforço. Pessoal da área está preocupado com os números, até porque estamos diante de uma nova variante, a Ômicron. Não sabemos qual será o impacto dela aqui entre nós, mas vale ressaltar que o primeiro caso do Rio Grande do Sul é de uma mulher de Santa Cruz do Sul. Isso mesmo, aqui do ladinho.

• O prefeito Jarbas da Rosa anunciou ontem que vai construir o novo Centro Materno Infantil (Cemai). É uma das principais promessas de campanha.