Citado de forma pejorativa pelo vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), na sessão da Câmara de segunda-feira, 18, o ex-vereador Zé da Rosa (Republicanos) preferiu não responder à provocação. Muchila criticava o colega Everton Dias (PDT), quando afirmou que ele seria “o futuro Zé da Rosa”, claramente uma menção ao fato de que ele não conseguiu mais do que um mandato no Legislativo. Zé chegou à Casa do Povo depois de ser coordenador do transporte de pacientes na Secretaria de Saúde, cargo ‘herdado’ por Everton.
O ex-parlamentar, atualmente ocupando cargo em comissão (CC) na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), se restringiu a dizer que, depois de ter passado pelo setor de transportes, foi um dos responsáveis por aumentar a frota da Saúde. “Saltamos de uma para quatro ambulâncias, e uma delas fui eu que consegui com o deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz. Todos lembram disso, então não tenho motivos para falar de coisas ruins. Vou ficar com as boas”, disse Zé da Rosa.
Trânsito de Venâncio em debate
Uma iniciativa muito importante. Assim classifico o evento anunciado pela Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil. Em setembro, mais precisamente no dia 29, o Plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores, será palco para uma das mais importantes discussões do momento na Capital Nacional do Chimarrão: o trânsito.
Já não era mais possível adiar um debate com vistas à melhoria da segurança de condutores e pedestres. Nos últimos dias, foi impressionante o número de acidentes registrados na cidade. Em razão disso, o prefeito Jarbas da Rosa e o secretário Luciano Teixeira trataram de organizar painéis com especialistas em busca de ações que possam ser implementadas e gerar resultados positivos. A matéria completa, com os participantes – um deles, o meu amigo e colega Felipe Rosa, da Rádio Terra FM -, está na página 19 desta edição. Todos podem colaborar para que tenham um trânsito menos violento no município.
Servidores vão reeleger Hendges
Motorista concursado da Prefeitura, Júnior Ronan Hendges, de 39 anos, será reeleito para a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Venâncio Aires. Ele encabeça a chapa única inscrita para o pleito, que será realizado em setembro. A atual gestão se encerra em novembro e, de acordo com Hendges, ficará marcada não só pela defesa dos direitos dos associados – principalmente a recuperação de perdas salariais -, mas também por melhorias nas sedes administrativa e campestre do sindicato. “Acho que a inscrição da chapa única é fruto do nosso trabalho com transparência e dedicação”, argumenta ele.
Rapidinhas
Segundo o vereador Nelsoir Battisti (PSD), em recente fim de semana, foram servidos mais de 100 almoços no restaurante disponibilizado na Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares, no interior de Venâncio Aires. De acordo com ele, o movimento tem tudo para ser cada vez mais intenso, especialmente porque os moradores da região estão “descobrindo os atrativos turísticos da cidade e interior”. Entusiasta do turismo, ele garante que vai continuar trabalhando para fomentar as ações do setor.
Depois que a vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) comentou, durante a sessão da Câmara de segunda-feira, 18, que a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, tem a lista de beneficiados praticamente pronta para as 52 casas populares do bairro Battisti, muita gente saiu às pressas para tentar informações privilegiadas. Tanto pessoas que esperam ser contempladas com uma unidade, quanto agentes políticos com intenção de capitalizar possível divulgação antecipada. Eu mesmo recebi ligações e mensagens de alguns interessados. Mas nada sei. Estou à espera da manifestação oficial, como deve ser.
Este último tópico da coluna quero dedicar ao meu amigo-irmão Gustavo Figueiró. Ele completa neste sábado, dia 23 de agosto, 45 anos de vida, e nossa amizade vem de, pelo menos, 30 anos, quando nos conhecemos no Colégio Roque Gonçalves, em Cachoeira do Sul. O Figueiró está em uma luta árdua, no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, em tratamento conta uma doença que pegou ele de jeito, a púrpura. Mas eu sei que vai sair dessa e poderemos comemorar.