O Sub-15 do Guarani tem uma tarefa quase impossível, sábado, 2 de agosto, em Eldorado do Sul. Fará a partida da volta pela terceira fase do Estadual da categoria e precisa vencer o Grêmio por uma diferença de quatro gols. A derrota em casa por 3 a 0, no jogo de ida, deixa distante o sonho da classificação, mas não obscurece a qualidade do trabalho rubro-negro.
Apoio da torcida
A presença do torcedor nos jogos do Sub-15 do Guarani é motivo de surpresa e de muitos elogios por parte de quem vem jogar aqui. Sábado, 26, o ex-zagueiro Gabriel, hoje supervisor da base do Grêmio, declarou nunca ter visto tantos torcedores em jogos desta categoria. Lembrou que sempre é estádio vazio em jogos da base. Perto de mil pessoas assistiram Guarani e Grêmio.
Gabriel e Rafa
Rafa Reis, hoje atleta no nosso futebol amador, e Gabriel, jogaram juntos na categoria juvenil do Lajeadense, em 2000. Gelson Conte, atualmente no Veranópolis, era o técnico. Atento na condição também de olheiro de jovens jogadores, Gabriel presenteou o velho amigo, nas arquibancadas do Edmundo Feix, com uma camiseta do Tricolor.
Fazer futebol
Está cada vez mais difícil para o interior fazer futebol. Não é por pouca coisa que muitos clubes tradicionais há muito tempo estão inativos. O Guarani segue sendo um exemplo de resistência. Jogou o último campeonato na divisão principal no ano de 2007. Desde lá, nunca mais conseguiu subir. Hoje, o rubro-negro briga para sair da Terceira Divisão.
As altas taxas
Somente com a arbitragem no estadual da categoria Sub-15, o valor pago é de R$ 2,3 mil. A inscrição por atleta junto a FGF e CBF chega a quase R$ 250. Além disso, o clube precisa contratar segurança quando não for possível ter a presença do efetivo da Brigada Militar.
Ambulância e médico
A Prefeitura disponibiliza ambulância em dias de jogos, com enfermeiro e motorista. A presença de dois médicos, um para campo e outro para a ambulância é responsabilidade do clube. Nesse sentido, a direção conta com o trabalho voluntário dos médicos Luiz Paulo Artus, Giuliano Steil e Sandro Hansel. Eles se revezam para ajudar o Guarani.