Concurso de redação ‘Ensinamentos do pós-enchente’

-

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última quarta-feira, 5, a Prefeitura de Venâncio Aires realiza o concurso de redação ‘Ensinamentos do pós-enchente’. Estudantes de Ensino Fundamental e Médio e pessoas da comunidade são convidados a escrever relatos, experiências e reflexões acerca do evento climático extremo que atingiu Venâncio Aires e estado do Rio Grande do Sul como um todo, no último mês.

Ao longo das últimas semanas, os impactos da enchente foram tema de todas as rodas de conversa. Em casa, no trabalho, no supermercado, entre amigos e familiares. Não houve quem não foi afetado – direta ou indiretamente – pelo evento climático extremo. E, em meio a tantas memórias, conquistas, vidas e patrimônios perdidos, o tema do aquecimento global ganhou evidência. O convite que as secretarias de Meio Ambiente e Educação de Venâncio Aires fazem, junto à Coordenadoria de Comunicação do Município, com o concurso de redação, é que essas experiências e esse aprendizado sejam transformados em texto.

Como bem comentou o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique, durante o lançamento do concurso, o ato de escrever nos faz pensar sobre o assunto. E, mais do que nunca, isso é necessário. Refletir, compreender, ouvir nossas angústias, repensar nossas ações.

Para participar do concurso, é preciso escrever um texto dissertativo de gênero literário livre – pode ser crônica, relato ou poema, por exemplo – com até 3 mil caracteres. As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 14, nas escolas ou por meio do WhatsApp da Prefeitura (51) 9910-9500. O tema central deve ser ‘Os ensinamentos do pós-enchente’.

A premiação vai ocorrer em um evento no Clube de Leituras, no dia 19, a partir das 19h30min, quando ocorrerá um bate-papo sobre o tema ‘Ensinamentos do pós-enchente’. Entre os presentes para os vencedores estarão assinaturas-cortesia da Folha do Mate. Os textos vencedores em cada categoria também serão publicados no jornal. Afinal, serão diferentes perspectivas que se somam no registro deste momento histórico.

Os benefícios das árvores na sala de aula

Na edição de terça-feira, a Folha do Mate publicou matéria especial sobre o Dia do Meio Ambiente, com 10 benefícios que as árvores oferecem. A professora Virgínia Aurora Schuck aproveitou a publicação do jornal para trabalhar o tema com os estudantes do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, durante as atividades do turno integral. Sempre é motivo de muita alegria quando vemos o jornal ser utilizado como ferramenta de ensino, em sala de aula. Ainda mais, com um assunto tão relevante.

Turma de 2º ano da Emef Odila (Foto: Divulgação)

Aproveito para compartilhar, aqui, 10 bons motivos para plantar árvores, conforme apurei com a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Katiúcia Rodrigues.

1 Conforto térmico

2 Absorção da água da chuva

3 Biodiversidade

4 Beleza

5 Ar mais puro

6 Redução da velocidade do vento

7 Barreira natural

8 Espaço para lazer, descanso e esportes

9 Proteção do solo

10 Desconto no IPTU



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido