A ‘Flor Pequena’ no encontro com a autora Jurema Chaves

O pedestal do microfone, na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul, dia 19 de novembro foi ajustado, carinhosamente, à altura de Luna Manoela Cierco, 6 anos, 3ª Prenda Mirim (Gestão 2022/23) do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Gaudérios da Querência, de Passo da Mangueira, Passo do Sobrado.

E, de imediato, a prendinha anunciou: “dos versos de Jurema Chaves, declamo ‘Flor Pequena’. Poema que integra o livro ‘Jurema Chaves 60 anos de Poesia. O que ela não imaginava era que entre os espectadores – lá estava – a autora.

Jurema Chaves, acostumada a encontrar seus ‘pupilos’ também se emocionou com a declamação de Luna Manoela Cierco (Foto: Beatriz Colombelli)

O público assistia à mostra artística ‘Enart na comunidade’, e ao desfile das Regiões Tradicionalistas (RT´s), promovidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), durante o 35º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Desfile que teve também a participação da 24ª RT, com a coordenadora Luce Carmen da Rosa Mayer e o Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi, de Encantado, terra natal de Jurema Chaves.

Presidente do MTG, Manoelito Savaris, Ana Paula Lopes, Tainá Cierco e Luna Cierco, Jurema Chaves, Anna Laura dos Santos Oliveira (1ª Prenda Mirim – Gaudérios), Vitor Antônio Lopes (1º Piá – Gaudérios), Camila dos Santos Bastos e a coordenadora da 5ª RT, Marisa Rossa (Foto: Beatriz Colombelli)

Emoção e influência

“Ela ficou muito emocionada e feliz em conhecer a poetisa e escritora favorita”, afirmou a mãe, Tainá Cierco, que junto com a comitiva do Gaudérios da Querência, prestigiava o evento, na 5ª Região Tradicionalista (5ª RT). Região, a qual pertence a entidade.

Se a vozinha firme de Luna, declamadora há dois anos, encantou a plateia, a emoção tomou conta ao conhecer a poetisa. O abraço foi longo, os olhinhos brilharam e as duas comemoraram o primeiro encontro.

Encontro que só começou. Segundo Jurema Chaves, dia 17 de dezembro ela estará em Venâncio Aires para o lançamento de um novo livro de poesias. Luna, já está com os seus livros, em casa, prontinhos para autografar, aqui na Capital do Chimarrão, e ansiosa pelo próximo.

Estudante na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora da Saúde, de Passo da Mangueira, a influência no tradicionalismo, segundo a mãe, vem do pai, Ariel Fagundes. “Ele frequenta o CTG Gaudérios da Querência, desde criança, e é ativo em rodeios campeiros”. Mas a prendinha carrega também a herança de Tainá. Ela, desde muito nova, frequentava o Piquete de Tradição Gaúcha (PTG) Tio Bilia, de Rio Pardo.

Os pais, Ariel Fagundes e Tainá Cierco apoiam a filha na caminhada tradicionalista (Foto: arquivo pessoal)

Além da arte declamatória, Luna, participa da Invernada Artística Mirim da entidade. “Quando chega às quintas-feiras, dias de ensaio, ela fica superempolgada”. Mas, o departamento campeiro já desperta o interesse da prendinha, com amor pelos cavalos, ao lado do pai”, declara, Tainá. 

Apoio e reconhecimento

De acordo com a mãe, eles apoiam e incentivam a filha em tudo ligado ao tradicionalismo, pois acreditam que é um caminho onde tudo flui, naturalmente, após cada descoberta. “O conhecimento que o tradicionalismo proporciona, nesta cultura tão linda, cultivada por várias gerações, jamais deve ser apagada. E, com toda certeza, vamos levá-la, dia 17 de dezembro, para prestigiar a Jurema Chaves, pois minha filha ficou muito feliz em conhecê-la”, reforça.

Juliana Silveira, coordenadora cultural da entidade e Luna Manoela Cierco (Foto: arquivo pessoal)

Tainá Cierco agradece ao projeto da Invernada em parceria com a Escola Nossa Senhora da Saúde, Prefeitura de Passo do Sobrado e CTG Gaudérios da Querência, liderado pelo patrão, Irani Schmit Lopes. Com agradecimento especial à coordenadora cultural, Juliana Silveira, pelo engajamento e dedicação. “Todos esses, com a parceria, estão empenhados para que o tradicionalismo fique cada vez mais forte em nosso Município”, destaca.

“As crianças devem ser cada vez mais incentivadas a participar da nossa linda tradição gaúcha. E o Gaudérios da Querência tem sido muito importante na vida da Luna”, destaca, Tainá.

Todos esses, com a parceria, estão empenhados para que o tradicionalismo fique cada vez mais forte em nosso Município”

Tainá Cierco

Mãe de Luna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido