O pedestal do microfone, na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul, dia 19 de novembro foi ajustado, carinhosamente, à altura de Luna Manoela Cierco, 6 anos, 3ª Prenda Mirim (Gestão 2022/23) do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Gaudérios da Querência, de Passo da Mangueira, Passo do Sobrado.
E, de imediato, a prendinha anunciou: “dos versos de Jurema Chaves, declamo ‘Flor Pequena’. Poema que integra o livro ‘Jurema Chaves 60 anos de Poesia. O que ela não imaginava era que entre os espectadores – lá estava – a autora.
O público assistia à mostra artística ‘Enart na comunidade’, e ao desfile das Regiões Tradicionalistas (RT´s), promovidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), durante o 35º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Desfile que teve também a participação da 24ª RT, com a coordenadora Luce Carmen da Rosa Mayer e o Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi, de Encantado, terra natal de Jurema Chaves.
Emoção e influência
“Ela ficou muito emocionada e feliz em conhecer a poetisa e escritora favorita”, afirmou a mãe, Tainá Cierco, que junto com a comitiva do Gaudérios da Querência, prestigiava o evento, na 5ª Região Tradicionalista (5ª RT). Região, a qual pertence a entidade.
Se a vozinha firme de Luna, declamadora há dois anos, encantou a plateia, a emoção tomou conta ao conhecer a poetisa. O abraço foi longo, os olhinhos brilharam e as duas comemoraram o primeiro encontro.
Encontro que só começou. Segundo Jurema Chaves, dia 17 de dezembro ela estará em Venâncio Aires para o lançamento de um novo livro de poesias. Luna, já está com os seus livros, em casa, prontinhos para autografar, aqui na Capital do Chimarrão, e ansiosa pelo próximo.
Estudante na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora da Saúde, de Passo da Mangueira, a influência no tradicionalismo, segundo a mãe, vem do pai, Ariel Fagundes. “Ele frequenta o CTG Gaudérios da Querência, desde criança, e é ativo em rodeios campeiros”. Mas a prendinha carrega também a herança de Tainá. Ela, desde muito nova, frequentava o Piquete de Tradição Gaúcha (PTG) Tio Bilia, de Rio Pardo.
Além da arte declamatória, Luna, participa da Invernada Artística Mirim da entidade. “Quando chega às quintas-feiras, dias de ensaio, ela fica superempolgada”. Mas, o departamento campeiro já desperta o interesse da prendinha, com amor pelos cavalos, ao lado do pai”, declara, Tainá.
Apoio e reconhecimento
De acordo com a mãe, eles apoiam e incentivam a filha em tudo ligado ao tradicionalismo, pois acreditam que é um caminho onde tudo flui, naturalmente, após cada descoberta. “O conhecimento que o tradicionalismo proporciona, nesta cultura tão linda, cultivada por várias gerações, jamais deve ser apagada. E, com toda certeza, vamos levá-la, dia 17 de dezembro, para prestigiar a Jurema Chaves, pois minha filha ficou muito feliz em conhecê-la”, reforça.
Tainá Cierco agradece ao projeto da Invernada em parceria com a Escola Nossa Senhora da Saúde, Prefeitura de Passo do Sobrado e CTG Gaudérios da Querência, liderado pelo patrão, Irani Schmit Lopes. Com agradecimento especial à coordenadora cultural, Juliana Silveira, pelo engajamento e dedicação. “Todos esses, com a parceria, estão empenhados para que o tradicionalismo fique cada vez mais forte em nosso Município”, destaca.
“As crianças devem ser cada vez mais incentivadas a participar da nossa linda tradição gaúcha. E o Gaudérios da Querência tem sido muito importante na vida da Luna”, destaca, Tainá.