Acendimento da Chama Crioula ocorrerá no Município de Cristal

A partir da próxima quinta-feira, 17, tradicionalistas dos quatro cantos do Rio Grande do Sul rumam ao município de Cristal para a 74ª Geração da Chama Crioula. No Parque Estadual General Bento Gonçalves da Silva, 16ª Região Tradicionalista (16ª RT), ocorrerá na sexta-feira, 18, a Geração da Chama Crioula com a participação de cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas (RT’s), do Rio Grande do Sul. A cerimônia com a distribuição da Chama será realizada, no dia 19, sábado, com a presença de autoridades.  

Cavalgada da Integração

A exemplo de anos anteriores, os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), Chaleira Preta e Lenço Branco, unem-se ao Querência da Mata, de Mato Leitão, para participar da cerimônia. O grupo, conforme Renato Dameda, vice-presidente da Ordem dos Cavaleiros da 24ª RT (Orcare), embarcam os 11 cavalos na sexta-feira, em Mato Leitão, passando pela Capital do Chimarrão, quando os representantes do Chaleira (4), e Lenço Branco (2), integram-se à comitiva, também com seus cavalos.

Integrantes dos CTGs Querência da Mata (Mato Leitão); Chaleira Preta e Lenço Branco (Venâncio Aires) (Foto: divulgação)

Comitiva e retorno

Neste ano ‘a boia’ terá um diferencial muito especial para a comitiva, pois seguem na parte do rancho e responsável pela cozinha, a dona Angela Bergenthal – esposa de Renato Dameda – e dona Cristina Thomas – esposa de Ronald Leonardo Santos Nunes, do Lenço Branco, acompanhada da filha Amanda. Ao todo, seguem oito pessoas no apoio, totalizando 25 integrantes na delegação que percorrerá cerca de 250 quilômetros, no lombo do cavalo (cruzando por General Câmara e São Jerônimo), retornando às suas querências.

Os integrantes do CTG Lenço Branco, chegarão sábado, 26, na sede em Linha Cerro dos Bois. Os cavaleiros do Chaleira Preta chegam na entidade também no sábado, à tarde. Para os mato-leitoenses a cavalgada se encerra no domingo, 27,  quando chegam à Cidade das Orquídeas.

Erva-Mate

A delegação do CTG Erva-Mate, também de Venâncio Aires, ruma a Cristal com 15 cavaleiros e cinco pessoas no apoio. O grupo vai com três caminhos e duas caminhonetes. A delegação permanecerá alojada em uma fazenda naquele município. A saída de Venâncio Aires será no dia 17, e o retorno no dia 19, após a cerimônia de distribuição das Centelhas. “Chegamos em Venâncio no dia 26, após percorrermos 240 quilômetros”, informa Rodrigo Schuh (Digão), que está à frente da cavalgada.

CTG Erva-Mate segue com a delegação da entidade, no dia 17 e retorna à Capital do Chimarrão no dia 26 de agosto
(Foto: Beatriz Colombelli/arquivo)

Região

O presidente da Orcare e diretor de Cavalgadas da 24ª RT, Davi Muskpoff, segue com a comitiva da Região composta por 110 integrantes da Região que representam os CTGs Caminhos da Serra (Marques de Souza); Tropeiros da Amizade (Roca Sales); Bento Gonçalves (Lajeado); Torquato Jacques (Cruzeiro do Sul); Estância do Siqueira (Paverama); e inclui-se as entidades de Venâncio Aires e a de Mato Leitão.

Musskoff informa que as entidades da Região chegam dia 24 de agosto, ao meio-dia, em Venâncio Aires, com cinco cavalgadas.

Na cerimônia de distribuição das centelhas, Musskoff lidera os cavaleiros e acende o candeeiro oficial da Região junto da coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer, e demais autoridades do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Após os líderes da 24ª Região, repassam as centelhas às entidades a ela filiadas.

Davi Musskoff lidera os cavaleiros e acende o candeeiro oficial da Região com a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer, e juntos eles repassam uma centelha oficial às demais delegações filiadas à Região (Foto: divulgação)

Programação

  • 17 de agosto, quinta-feira
  • 13h: Recepção das delegações e inspeção veterinária
  • 15h: Reunião com as 30 delegações no Parque Bento Gonçalves da Silva
  • 18 de agosto, sexta-feira
  • 13h: Concentração das delegações a cavalo no CTG Bento Gonçalves da Silva, com deslocamento ao Parque
  • 15h: Início da Geração da 74ª Chama Crioula do Rio Grande do Sul
  • 16h: Encenação: A Estância do Cristal – Refúgio de esperação em tempo de guerra
  • 19 de agosto, sábado
  • 7h: Concentração das delegações no CTG Bento Gonçalves da Silva, com deslocamento para o Parque
  • 9h: Abertura oficial com a presença de autoridades
  • 9h30min: Início da distribuição das Chama Crioula às 30 RTs
  • – A partir das 14h30min, haverá mateada e apresentações artísticas com escolas e grupos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido