Desde o dia 26 de fevereiro, Ademar Biguelini do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, de Venâncio Aires, é integrante da Comissão de Cavalgadas (2016), na Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav). A nomeação chegou por meio de Portaria, assinada pelo presidente da entidade, Airto Glademir Toniazzo Timm, no dia 26 de fevereiro.
Um dos objetivos da comissão é organizar e participar da Cavalgada comemorativa aos 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que deverá ocorrer no mês de outubro, quando as 30 Regiões Tradicionalistas (RTs), são convidadas a participar das programações alusivas ao centenário do MTG. Para isso, grupos de cavalarianos vão partir dos quatro cantos do Rio Grande do Sul e se encontrarão na Capital dos Gaúchos para as festividades.
Biguelini que já percorreu mais 7 mil quilômetros em cavalgadas na busca da Chama Crioula, integra lista dos cavalarianos condecorados pela Orcav, título concedido a gaúchos, que por meio de comprovação, se destacaram em Cavalgadas, sejam na busca da Chama Crioula, da Paz, da Integração, cultural ou socioambiental.
No último ano, Ademar Biguelini, recebeu mais uma distinção de ‘Segunda Ordem’ que contempla percursos que incluem até 3,5 quilômetros, denominada de ‘Comenda Antônio Souza Neto’.
No próximo mês, ele deverá participar também, em Santa Cruz do Sul,do 4º Encontro Estadual de Cavalgadas, ao lado do atual coordenador de cavalgadas da 24ª Região Tradicionalista, David Musskopff.