
Na sexta-feira, 10, diretoria e representantes de entidades que integram a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) estiveram reunidos. Na pauta, Fenachim; 2º Encontro Estadual de Promotores de Eventos, campeiros e artísticos, no dia 24; PROGRAMAÇÃO da Semana Farroupilha 2015; projeto para concorrer a recursos do Governo Federal; Acendimento da Chama Crioula (14 de agosto); Convenção Tradicionalista, no dia 25; e a homenagem da Câmara de Vereadores para jovens tradicionalistas, dia 22. Na condução dos trabalhos, a vice-presidente da ATVA, Luce Carmen Mayer, acompanhada do presidente, Ernesto Sergio Stahl.
Fenachim
Vereador Telmo Kist foi recebido pelos tradicionalistas e relatou um projeto de sua autoria protocolado ao prefeito Airton Artus, que se refere à Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Telmo descreveu a sua ideia que abrange um novo conceito para a festa ‘Com sabor de Rio Grande’. Na justificativa, o vereador destacou que a intenção é criar uma ‘Fenachim Tchê’. Evento que contemple festivais de músicas gaúchas, rodeio campeiro e artístico com premiações atrativas a fim de trazer grupos de todo o estado.
Novo conceito
Segundo o vereador, o artesanato local voltado aos símbolos do chimarrão, a pilcha e os apetrechos do gaúcho; uma exposição agrícola à moda gaúcha também está em seu projeto. Conforme Telmo, a Festa Nacional do Chimarrão tem a sua marca na tradição gaúcha, e ele acredita que o novo conceito poderá colocá-la em um cenário característico, a exemplo de outros eventos do RS. Coordenador da 24ª RT, Dalmo Mayer e o patrono da Semana Farroupilha 2015, José Darci da Silveira, aplaudiram a ideia, juntamente com os demais participantes no encontro.
Jovem tradicionalista
A presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Ana Cláudia do Amaral Teixeira e o vereador Telmo Kist, representaram o PDT local, também com o objetivo de escolher um nome de jovem tradicionalista para receber a homenagem da Casa, no dia 22. O partido teve a incumbência, neste ano, pela indicação do homenageado. Entretanto, os parlamentares repassaram a decisão às entidades. Sete históricos foram apresentados e receberam votação secreta. A escolhida foi a Jovem Maria Eduarda Resch de Oliveira, 17 anos, representante do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta.
Eventos
Luce Carmen Mayer confirmou que a Administração Municipal disponibilizou um ônibus para o Acendimento da Chama Crioula e o valor de R$ 15 mil, mais a sonorização, para os festejos farroupilhas no município. O projeto segue para votação na Câmara de Vereadores o que poderá ocorrer no dia 22. Ao mesmo tempo, um projeto da ATVA concorre à verba do Governo Federal, por meio do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), conforme edital divulgado no dia 9, no Diário Oficial.
