[…] “De qualquer forma, as gerações do futuro é que poderão indicar, com intensidade, os efeitos desta nossa – por enquanto – pálida experiência. E ao dizermos isso, estamos acentuando o erro daqueles que acreditam ser o Tradicionalismo uma tentativa estéril de “retorno ao passado”. A realidade é justamente o oposto: o Tradicionalismo constrói para o futuro.”
Este recorte da Tese ‘O sentido e o valor do tradicionalismo’, escrito por Barbosa Lessa, em 1954, retrata bem o momento que se presenciou nesta Semana Farroupilha: on-line foi a ferramenta deste “futuro” e uniu os gaúchos além fronteiras. Em Venâncio Aires, a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), foi a responsável pela organização da Semana Farroupilha virtual com apoio da Prefeitura e a participação dos CTGs, Chaleira Preta, Lenço Branco e Pousada do Capão.
Avaliação do presidente
Eagro Humberto Müller, presidente da ATVA, destaca que o maior desafio, talvez tenha sido organizar uma programação plural, que agradasse aos mais diversos segmentos dentro do tradicionalismo. “Foi o ano de chegar a casa e ao coração dos “setembrinos” e “gaúchos de apartamento”. Quem entendeu essa oportunidade e a utilizou, deixará um legado imensurável ao tradicionalismo. Conseguimos chegar a um número extraordinário de pessoas e em locais inimagináveis”, destacou o presidente.
Müller acrescenta que nesse ano as entidades tradicionalistas tiveram a maior oportunidade para atingir um potencial de público. “Os números, vistos de forma ‘fria’ podem não parecer importantes, mas pra quem teve próximo e percebeu o resultado, nos comentários, e recebendo mensagens, certamente são relevantes”, ressaltou.
“Lembramos que todas as lives, tiveram a característica de informar, ensinar e demonstrar. Dito isso, a avaliação da ATVA não poderia ser outra senão a de puro sucesso. Certeza de termos feitos com as ferramentas disponíveis o melhor possível. Nós da ATVA, exploramos temas como poesia, música, culinária, história, dança, tecnologia, religiosidade e fé”, concluiu.
Dentro da religiosidade e fé, a missa Crioula, organizada pelo CTG Chaleira Preta com o batizado de Joana Camargo Stumm da Silva, filha de Jonatan Stumm da Silva e Marcela Camargo da Silva, integrantes da entidade, foi o ato que também encerrou os festejos farroupilhas, na Capital do Chimarrão. A missa foi celebrada pelo padre Aldo José da Silveira.
Alguns números da semana farroupilha
- Total de pessoas atingidas – 162585
- Engajamentos nas publicações – 24763
- Top 5 das lives mais acessadas (até as 10:00) do dia 21
- 110900 – Missa Crioula e Batizado Campeiro somados visualizações da página do MTG, ATVA, Repórter Farroupilha e Canal Mega Rodeios)
- 9385 – Danças de salão e pilchas
- 6919 – Dia de Campo
- 5912 – Palestra sobre ‘tecnologia’, com Rogério Bastos
- 5877 – Palestra ‘Os tropeiros’, com Valter Fraga Nunes
- 3355 – Oficina Culinária ‘Carreteiro’
- (Fonte: ATVA)