A diretoria da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), eleita no dia 11 de abril, realizou a primeira reunião oficial, na terça-feira, 17, na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lenço Branco, sede do atual presidente Waldemar Moraes. Na pauta principal, a Semana Farroupilha, em Venâncio Aires.
Secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo,Thomás Lenz, participou do encontro e inteirou-se das propostas dos tradicionalistas para os festejos farroupilhas. Segundo a secretária da entidade, Luce Carmen Mayer, existe uma pré-PROGRAMAÇÃO e também uma verba aprovada pela Lei Rouanet para custear a Semana Farroupilha, bem como a Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas, a ser realizada no município, de 23 a 25 de setembro. Nos próximos dias,uma reunião entre produtor cultural e a empresa patrocinadora vai ocorrer para oficializar a divulgação e acertos de detalhes.
CertezaA fusão da Chama Crioula, acesa em Triunfo no dia 13 de agosto, está acertada para ocorrer em Venâncio Aires no dia 13 de setembro, uma terça-feira à noite, com a abertura dos festejos, na Capital do Chimarrão, com um show a ser definido. A partir daí, começa o Acampamento Farroupilha no Parque do Chimarrão e demais atividades farrpas. Para o dia seguinte, na sede do CTG Lenço Branco está confirmado o tradicional encontro das escolas vizinhas da entidade, com apresentações culturais pelos alunos e almoço no local. No sábado, 17, a exemplo de anos anteriores será realizado o Fandango da Prenda Jovem. Também está definida para o mesmo fim de semana, 17 e 18, a festa campeira da ATVA. Ainda, no domingo, a parte artística será contemplada com o ‘Encontro de Invernadas’. Desfile Temático, no dia 20, Missa Crioula e outras atividades a serem definidas vão integrar as programações, como por exemplo o concurso de Prendas e palestras.
Ainda, nos dias 3 e 4 de setembro, ocorre a festa campeira do Piquete Parceria Campeira, no Parque Municipal do Chimarrão. Já no domingo, 11, o CTG Chaleira Preta será sede da etapa do Circuito de Rodeios Artísticos da 24ª Região Tradicionalista.
A próxima reunião para mais definições ficou marcada para o dia 7 de junho, à noite, na sede do Parceria Campeira, no Parque do Chimarrão. Segundo a secretária, ficou decidido também que os encontros vão ocorrer cada vez em uma das entidades filiadas à Associação, com jantar.
Pista de laço
Outro assunto que foi acordado, segundo a secretária da ATVA, diz respeito ao uso comum da pista de rodeios pelas entidades que não possuem o local para seus eventos. Os patrões decidiram que será cobrado um valor referente a dois salários mínimos, quando da utilizaçao, para fins de manutenção do local.
Como secretário, apenas ouvi para para me inteirar das programações farroupilhas e também para montar um planejamento, mas percebo o quanto este movimento é organizado” Thomás Lenz – secretário municipal da Cultura, Esportes e Turismo