Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Mate
O nome da entidade, por si só, traduz o envolvimento de união, dedicação e amor pela cultura gaúcha – CTG Unidos pela Tradição, da cidade de Viamão (1ª Região Tradicionalista). No amanhecer de domingo, 27, lá estava seu Gelson de martelo em punho, para garantir as peças que faziam parte da coreografia, da qual o filho participa na invernada. O grupo concorreu nas danças tradicionais Força B. Embora, não obtiveram a classificatória para a final do Enart, certamente, este pai levará consigo o sentimento de dever cumprido, assim como tantos outros.
Podem faltar mãos para tantas atividades, e durante a segunda Inter-regional realizada, no fim de semana, aqui na Capital do Chimarrão, mais uma vez presenciamos momentos únicos. Alguns conseguimos captar, outros ficaram apenas na memória. Mas cada um, além de retratar o sentimento de amor à tradição, transmitido pelos participantes, nos passaram uma lição de trabalho em equipe e muita determinação em cada passo, em cada gesto. 
Enquanto isto, no Poliesportivo, o secretário municipal de Educação, émerson Elói Henrique atendeu nosso pedido para um breve registro, pois como mestre de cerimônia, o gaúcho garantia a entrada dos grupos em pista. Mas, conseguir reunir a presidente executiva do evento, Luce Carmen Mayer e o vereador Telmo Kist, na mesma hora não foi tarefa fácil. Pois, de um lado para outro, ela atendia a todas atividades e Telmo uma hora estava na declamção, outra no intérprete solista vocal e assim por diante. Destaca-se que foi Telmo quem viabilizou o patrocínio da Corsan para a realização da etapa no Município. Quem sabe, ainda teremos finalíssimas na Capital do Chimarrão. Parece que há desafios lançados, por aí. 



Entre as dez Regiões Tradicionalistas que abrilhantaram a segunda Inter-regional, recebidas pelo coordenador Dalmo Mayer e a presidente da etapa Venãncio, Luce Carmen Mayer, esteve o diretor cultural e artístico, Noel Ribeiro do Grupo Folclórico (GF) Chaleira Preta, de Ijuí, que classificou o seu grupo em primeiro lugar na Força B
No final de domingo, conseguimos captar parte da equipe responsável pela avaliação dos grupos


