Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Mate1ª Piá da 24ª RT, Arthur Correa Teixeira, de a cavalo ou a pé busca recursos para a construção da Biblioteca Cultural do CTG Erva-Mate que receberá  o nome de Antonio Augusto Fagundes
1ª Piá da 24ª RT, Arthur Correa Teixeira, de a cavalo ou a pé, busca recursos para a construção da Biblioteca Cultural do CTG Erva-Mate que receberá o nome de Antonio Augusto Fagundes

Nesta terça-feira, 23, esteve em visita à Folha do Mate o 1º Piá Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista, Arthur Correa Teixeira, acampanhado de seu pai Vanderlei Texeira. Na visita, a confirmação do lançamento oficial da Biblioteca Cultural do Erva-Mate que receberá o nome de Antônio Augusto Fagundes (Nico Fagunes), um dos ícones do tradicionalismo Gaúcho.

Uma cerimônia oficial, no dia 3 de abril, com o descerramento de uma  ‘placa de couro’ marcará o lançamento do ‘sonho que está virando realidade’, com o apoio de muitas mãos. Na data, a presença de Ana Fagundes, viúva de Nico.

Arthur representará a 24ª RT, sua entidade e a Capital do Chimarrão no Entrevero Cultural de Peões, Guris e Piás, em âmbito estadual, de 14 a 16 de abril, na cidade de Portão, 15ª RT.

Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateDoação de livros didáticos à Apae
Doação de livros didáticos à Apae

Doação

Além de arrecadar livros para o acervo da Biblioteca, Arthur,  ao lado de seu pai Vanderlei, do coordenador da 24ª RT, Dalmo Mayer, e do 2º Peão Farroupilha da Região, entregaram à diretora da Apae de Venãncio Aires, Maribel Mylius Trindade, nesta terça-feira, pela manhã, livros didáticos à instituiçao.

Andamento da obra

Inicialmente, a obra estava prevista para ser concluída no mês de março, porém não há tempo hábil para todos os trãmites legais que precisam de autorização da Fepam. Por outro lado, com a realização da Fenachim as atividades no Parque do Chimarrão, onde está a sede da entidade, se concentram para o evento. Vanderlei destaca que o apoio da comunidade a cada dia se soma, em termos de materiais e financeiro.

“O custo previsto é de R$ 8.500 mil. Já recebemos cerca de R$ 4 mil. Recebemos também 1.200 tijolos, 1 balde de tinta, 2 janelas, forrinho e o piso. Ainda faltam, brita, areia, fiação e a cobertura. A cada doação, os nomes são registrados em um livro para que os colaboradores façam parte desta história”, destaca Vanderlei.

  

A partir do projeto, lançado no dia 13 de novembro de 2015, conforme publicação, neste blog, na data, a Folha do Mate acompanha de perto a trajetória do Piá, sempre como o apoio da familia, coordenadoras de cultura da entidade e patronagem.

 Relembre:

12 de novembro de 2015

Um sonho antigo, a biblioteca cultural, está a caminho e deverá tornar-se realidade no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate. Por meio do Piá Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Arthur Teixeira, representante da entidade, o espaço na sede está definido, os livros que serão parte adquiridos pela família, outros por doação e também por meio de recursos de ação entre amigos, devem chegar nos próximos dias.

Conforme Vanderlei Teixeira, pai do Píá, uma reunião na noite de ontem, 12, [novembro de 2015] juntamente com a coordenadora cultural Yolanda Maria Agnes e integrantes da patronagem da entidade, foram acertados os detalhes para a realização da ação concreta. A data para a inauguração será definida e divulgada nos próximos dias.

Arthur, filho de Vanderlei Teixeira e Kerlen Correa, será o representante da 24ª RT, e o pioneiro de Venâncio Aires, na categoria, no mês de abril, durante Entrevero Cultural de Piás, Guri e Peões, em Portão, sede do atual Peão Farroupilha, Lourenço Nunes.

Uma reunião com o departamento cultural está acertada com a responsável da Coluna Cultura Gaúcha da Folha do Mate, para a próxima segunda-feira, 16, a fim de acertar detalhes quanto à doação de livros tradicionalistas de seu acervo, por meio da Coluna da Folha do Mate,

 O que era um sonho para os associados e patronagem do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, tornou-se projeto e será concretizado até a metade do mês de março, deste ano. A biblioteca Cultural da entidade vai homenagear um dos ícones do tradicionalismo, “Antônio Augusto Fagundes”, falecido no dia 24 de junho de 2015. Autorização para o uso do nome ocorreu, no dia 26 de janeiro, por parte da viúva Ana Fagundes, que deverá estar presente no dia da inauguração, em data a ser divulgada.

A iniciativa do projeto partiu do 1º Piá da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Arthur Correa Teixeira, 10 anos, que concorreu ao título, no ano passado, representando o Erva-Mate. Após buscar livros aqui e acolá para estudos de História e Geografia do Rio Grande do Sul, Tradição, Tradicionalismo e Folclore do RS, o Piá, sentiu a necessidade de criar um espaço que reunisse obras destinadas para estudos referente a concursos de prendas e peões na Região, bem como atendesse a comunidade em geral.

Onde colocar os livros?No dia 12 de novembro de 2015, o projeto vai para o papel e a partir daí começa a correria, conta o pai Vanderlei Teixeira. O apoio do patrão do Erva-Mate, André Kroth; da coordenadora cultural da entidade, Yolanda Maria Agnes e; da mãe Kerlen Correa foram fundamentais para os primeiros passos e todos os demais até então. Espaço de 5 m x 7 m, autorizado pelo patrão para a construção da biblioteca junto à entidade, foi o primeiro impulso às demais providências legais. Entretanto, segundo Teixeira, de nada adiantaria o espaço sem a “obra prima”, para o conhecimento. E, a primeira iniciativa dos coordenadores foi a realização de uma ação entre amigos. Deste resultado, 60 livros foram adquiridos, junto à Fundação Cultural Gaúcha (FCG). Até ontem, o projeto reunia cerca de 260 exemplares. Entre estes estão 100 unidades da revista “Os Fagundinhos”.

A obra físicaPara que tudo fique pronto no tempo determinado, os coordenadores estão recebendo apoio de empresas da comunidade, por meio de patrocínio e materiais de construção onde deixam o descritivo do projeto com seus objetivos e finalidade. Em visita à Folha do Mate, ontem, Vanderlei Teixeira divulgou o número da conta, para quem tiver interesse em colaborar. Um vídeo institucional será apresentado na noite da inauguração, com data ainda a ser definida, com o nome dos patrocinadores e, em um livro ata, serão registradas as doações, com as respectivas assinaturas. ‘Toda ajuda será bem-vinda”, destaca Vanderlei.Na síntese do projeto, os coordenadores salientam que não basta dançar, cantar, declamar, tocar instrumentos musicais, é preciso intelectualização, a começar pelas crianças.

Na síntese do projeto, os coordenadores salientam que não basta dançar, cantar, declamar, tocar instrumentos musicais, é preciso intelectualização, a começar pelas crianças.

 

4 de fevereiro 

O município de Venâncio Aires é conhecido pela sua hospitalidade e solidariedade. Sempre que chamado para campanhas beneficentes, lá está sua gente engajada em prol das causas. Quando se trata de preservar a história, não é diferente. E, desta vez, juntas empresas, pessoas e imprensa, novamente, se unem para apoiar também a construção da Biblioteca Cultural “Antonio Augusto Fagundes”, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, no Parque Municipal do Chimarrão, anexa à sede da entidade.Cada vez mais a Capital do Chimarrão tem se destacado no tradicionalismo. As entidades venâncio-airenses, que integram a 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), com seus departamentos artístico, cultural e campeiro registram seus nomes, em âmbito regional e estadual nas lides e nas artes. Nos Entreveros de Peões e Prendas, em âmbito regional, as conquistas a cada ano também aumentam. Nas fases estaduais, os representantes venâncio-airenses marcam presença e ficam bem classificados. Mas para isso, os estudos se fazem necessário, sempre com recursos próprios, especialmente, na aquisição de livros que constam na bibliografia para estudos, relacionada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), para os eventos.

O PROJETODesta vez, um projeto inédito idealizado pelo 1º Piá da 24ª RT, Arthur Correa Teixeira, representante do Erva-Mate, vai colocar o tradicionalismo de Venâncio Aires na história do Rio Grande do Sul e auxiliar crianças e jovens da Região e, da comunidade, na aquisição do conhecimento da cultura gaúcha, de graça e em um só lugar. Junto à sede do CTG Erva-Mate, o projeto da biblioteca está em andamento e deverá ser inaugurada até a metade de março, segundo Vanderlei Teixeira, pai do Arthur. Ele que esteve na Folha do Mate, na quarta-feira, 3, apresentou oficialmente à esta colunista e à editora Letícia Wacholz, o trabalho que está sendo desenvolvido, desde novembro, e que vem repercutindo positivamente junto à comunidade, na Região e Estado.

HOMENAGEM A ANTONIO AUGUSTO FAGUNDES Um dos ícones da tradição gaúcha, Antônio Augusto Fagundes (Nico Fagundes), falecido em 2015, receberá a homenagem e dará nome à biblioteca do CTG Erva-Mate. Ele que fez a sua despedida dos palcos, aqui em Venâncio Aires, durante a 12ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), será eternizado na memória da Capital do Chimarrão.A autorização para o registro ocorreu no dia 26 de janeiro, por meio da viúva de Nico Fagundes, dona Ana Fagundes. Ela e os sobrinhos, Neto e Ernesto Fagundes confirmaram presença na inauguração, em data a ser definida, no mês de março, informa Vanderlei Teixeira. Nas prateleiras da biblioteca, também, uma coleção do folclorista, poeta, da tradição gaúcha, fora anunciada por dona Ana. Em mãos, Arthur já tem 100 exemplares da primeira edição do Gibi “Os Fagundinhos”, que tem Ernesto Fagundes como responsável de Conteúdo. A entrega foi realizada pelo representante da editora Cria Ideias, Diogo Saut. Os exemplares, além de fazer parte do acervo da biblioteca serão distribuídos no dia da inauguração.Também da editora Artes e Oficios, de Porto Alegre, foram doados exemplares para o projeto. Acompanhado do pai, Arthur recebeu os livros das mãos do representante Luís Fernando.

COORDENADORESCom apoio do patrão do Erva-Mate, André Kroth, da coordenadora cultural da entidade Yolanda Maria Agnes, os pais Vanderlei Teixeira e Kerlen Correa Teixeira, abraçaram a ideia e foram a campo para conseguir os livros e matériais para a construção do spaço que somará 37, 50 metros quadrados. O projeto está sendo elaborado pelo arquiteto Pedro Augusto Theisen e será entregue à coordenadora do tradicionalismo, no município, e integrante da coordenadoria da 24ª RT, Luce Carmen Mayer, que será a responsável pela agilização dos trâmites legais junto à Administração Municipal, segundo Teixeira. Ele acrescenta que tudo deverá estar pronto até o dia 12 de março, pois o projeto integra o relatório do Piá Arthur que concorrerá no Entrevero de Peões, Guris e Piás, fase estadual, que será realizado no mês de abril, em Portão.

TODA AJUDA SERá BEM-VINDA

Para ajudar na construção do espaço, os interessados poderão entrar em contado com Kerlen Correa pelo telefone (51)9909-3905 ou efetuar depósito na agência Banrisul número 0957, conta 351069641-1, em nome de Arthur Correa Teixeira. Pessoas ou empresas deverão comunicar a ajuda para que conste do livro ata e do vídeo institucional, no dia da inauguração.