Na pista de laço, o barro dificultava até o andar do cavalo, mas não intimidou os cerca de mil cavalarianos que foram em busca da Chama Crioula. O cenário, no terra de Erico Verissimo – Cruz Alta – era típico da vida do gaúcho. No parque de exposições, neste sábado, mais uma vez o chapéu foi ergudio, o cachorro por companheiro andou lado a lado com seu dono, e os corações de muitas gerações se aqueceram. A partir de hoje, cavalarianos seguem pelos caminhos do Rio Grande do Sul levando uma centelha, gerada para renovar o sentimento de pertencimento e o amor pelo Rio Grande.
Para a comitiva, que viajou de ônibus, até Cruz Alta, apesar das estradas esburacadas, a tranquilidade do motorista Silvano Loebens, a companhia do patrono da Semana Farroupilha/2014, da Capital do Chimarrão, Amaro Areia e sua filha Maria Garrido, do presidente da ATVA, Ernesto Stahl e vice Luce Carmen Mayer, prendas e peões se constituiu de momentos especiais.
O Rio Grande do Sul está em festa com o acendimento da Chama Crioula. È a homenagem do passado, iluminando o presente (Flávio Antonio Rodrigues – coordenador da 24ª RT