Nesta sexta-feira, 29, à noite, o patrão Oli Joaquim Franco e a vice Cátia Carvalho recebem o comando do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta para a gestão 2020/21, ao lado dos demais membros da patronagem. O grupo foi eleito na terça-feira, 26, com cem por cento de aprovação por parte dos associados.
A partir das 19h30min ocorre a cerimônia de posse quando a patroa da entidade, Kelen Dewes, que foi a primeira mulher à frente da patronagem, ao lado do vice Sanir Freytag despede-se do cargo exercido durante um ano. Logo após será servido um carreteiro com acompanhamentos, na sede do galpão, em Linha Bem Feita.
Na liderança
Oli Franco foi patrão por quatro mandados e tem no currículo o título de patrono dos festejos farroupilhas, de Venâncio Aires. Na sua primeira gestão iníciou, em sistema de mutirão com os associados, às reformas do galpão.
A vice-patroa, Cátia Carvalho, conta que nasceu no tradicionalismo. Ela é filha de Alcerino Carvalho e Marlene Carvalho (já falecida), sócios-fundadores da entidade.
Ação
Ainda, nesta noite, será realizada a 1ª Ação do projeto CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha com o tema “Consciência Negra: a luta dentro e fora do tradicionalismo”. O evento realizado pela gestão de prendas e peões da entidade, gestão 2019/20, ocorre a partir das 21h, no galpão da entidade. Conforme o convite, à frente do debate estará a doutoranda em história pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Angelita da Rosa, que vai falar sobre fatos históricos e a imagem do negro da sociedade gaúcha atual.